Sentidos de inovação nas representações sociais de estudantes de cursos de graduação

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Resumo

O tema inovação pedagógica está na pauta das discussões educacionais da atualidade, tendo em vista que a universidade é uma instituição, na qual a sociedade deposita a responsabilidade de estar à frente na produção de novos conhecimentos e na formação de profissionais competentes. Portanto, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de delineamento qualitativo, baseada na teoria das representações sociais na perspectiva de Moscovici, cujo objetivo foi conhecer as práticas inovadoras dos docentes de uma universidade pública da Bahia, a partir das representações de estudantes de graduação. O dispositivo para a produção dos dados foi a Técnica Associação Livre de Palavras (TALP) com a participação de duzentos e noventa e seis estudantes de vinte e cinco cursos de graduação. Os resultados apontam que as representações dos estudantes colaboradores da pesquisa sobre inovação pedagógica no ensino superior estão estruturadas em torno de um núcleo central formado pelas seguintes palavras: criatividade, dinâmica, tecnologia, interação, recursos didáticos, novidade, diferente e atualização. Esses termos sinalizam a existência de professores que estão protagonizando práticas pedagógicas que se encaminham para a inovação enquanto ruptura paradigmática no contexto do ensino universitário, isto é, as práticas pedagógicas de tais docentes são emancipatórias, pois convidam os estudantes a participar ativa e criativamente do processo de construção dos conhecimentos em interação com os demais sujeitos do processo.

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pós doutorado em educação pela UNISINOS; Doutorado em educação pela Université de Sherbrooke, Canadá; Mestrado em Educação pela UFBA; Licenciatura em Pedagogia pela UESC. Professora Plena aposentada pela UEFS; Professora permanente do PPGE da UEFS; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

Cleudinéte Ferreira dos Santos Souza, Coordenadora. Prefeitura Municipal de Cairu - Seduc

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de

Santana (UEFS). Coordenadora Pedagógica da SEDUC - Município de Cairu-Ba

Referências

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

LOPES RIBEIRO, Marinalva; FERREIRA DOS SANTOS SOUZA, Cleudinéte. Sentidos de inovação nas representações sociais de estudantes de cursos de graduação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5501203, 2024. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5501. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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