O ensino de língua inglesa como língua estrangeira para estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5968

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente trabalho deriva de uma pesquisa de dissertação de mestrado em educação, financiada pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e tem como objetivo compreender as percepções dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias acerca do aprendizado de língua inglesa na educação básica. Os participantes da pesquisa foram três mães e três estudantes, de três escolas estaduais da cidade de Joinville – Santa Catarina (SC). Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho apresenta levantamento bibliográfico com a finalidade de compor o aporte teórico, e pesquisa de campo. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Em relação à análise e construção dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e Franco (2005). As mães participantes da pesquisa, relatam que os filhos possuem facilidade na aprendizagem de línguas, mas que os estudantes necessitam de mais apoio e auxílio por parte da escola para que ocorra a inclusão. Os estudantes demonstraram durante as entrevistas que possuem interesse no aprendizado de língua inglesa e conseguem formular frases ou compreender palavras isoladas, contudo, relatam dificuldade em realizar as tarefas escolares de interpretação textual e tradução.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Suellen Bodnar, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

É mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC); Participa como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e Formação Docente (GETRAFOR); Graduada em Pedagogia (Segunda Licenciatura) pela UNINTER; Participou como pesquisadora em Iniciação Científica do Projeto Vozes da Pedagogia e a Formação docente: transitando entre a teoria e a prática nas articulações entre EAD, Semipresencial e Presencial; Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR; Foi Bolsista em Iniciação Científica pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Fundação Araucária. Atualmente pesquisa na área de Línguas Estrangeiras Modernas, Teoria Histórico-cultural e Educação Inclusiva.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras da Universidade da Região de Joinville - Univille. Líder do Grupo de Pesquisa GECDOTE e integrante do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Investiga temas sobre tecnologias digitais; práticas educativas, ensino médio e letramentos digitais. Coordena o projeto de extensão- EDUPAZ.

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

SUELLEN BODNAR, Amanda; FUSCA MACHADO CORDEIRO, Aliciene; KRÜGER DE PESCE, Marly. O ensino de língua inglesa como língua estrangeira para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5968120, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5968. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5968. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14