Avaliação para desenvolvimento de competência profissional em saúde: percepção de professores e estudantes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995770

Palavras-chave:

c

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a representação social de professores e de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina sobre a avaliação para o desenvolvimento de competência profissional, por meio de um instrumento denominado Formato 3 e descrever as sugestões de melhorias sobre sua utilização. Método: Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais desenvolvida em uma faculdade do interior paulista. Participaram 14 professores e 60 estudantes, sendo 40 do Curso de Medicina e 20 do Curso de Enfermagem, todos da segunda série, por meio de entrevista semiestruturada com duas perguntas abertas. Resultados: Os dados obtidos foram interpretados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e revelou cinco ideias centrais: Importância da avaliação formativa do estudante segundo o formato 3; Papel do professor na avaliação formativa do estudante pelo formato 3; Compreensão da avaliação conceitual por estudantes e professores; Periodicidade e estrutura da avaliação de desempenho; Sugestões sobre a disponibilização, conteúdo, frequência do preenchimento e o papel do professor para o Formato 3. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo demonstram a importância de múltiplos conhecimentos para avaliação do desempenho dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competência profissional para formação de enfermeiros e médicos competentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jussara Montisseli Castilho, Faculdade de Medicina de Marília

Professora Faculdade de Medicna de Marilia

Mestranda Mestrado Profissional Ensino e Saúde

Especialista Urgência e Emergencia pela Unifesp

Carlos Alberto Lazarii, Faculdade de Medicina de Marilia


Doutorado em Ciências, área de Farmacologia pela USP - SP

Professor titular da Faculdade de Medicina de Marília.

Docente do Programa de Pós-graduação Stricut sensu Saúde e Envelhecimento, nível mestrado, da Faculdade de Medicina de Marília - Famema.

Adriana Avanzi Marques Pinto, Fundação Educacional do Municipio de Assis-FEMA

Doutorado em Enfermagem.

Docente do curso de enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis.

Elza de Fatima Ribeiro Higa, Faculdade de Medicina de Marilia

Doutora em Enfermagem.

Docente Faculdade de Medicina de Marilia 

Docente dos Programas de Metrado Acadêmico "Saúde e Envelhecimento" e do Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" FAMEMA

Downloads

Publicado

29.07.2024

Como Citar

MONTISSELI CASTILHO, Jussara; ALBERTO LAZARII, Carlos; AVANZI MARQUES PINTO, Adriana; DE FATIMA RIBEIRO HIGA, Elza. Avaliação para desenvolvimento de competência profissional em saúde: percepção de professores e estudantes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e577097, 2024. DOI: 10.14244/198271995770. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5770. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29