Avaliação para desenvolvimento de competência profissional em saúde: percepção de professores e estudantes.
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995770Palavras-chave:
cResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a representação social de professores e de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina sobre a avaliação para o desenvolvimento de competência profissional, por meio de um instrumento denominado Formato 3 e descrever as sugestões de melhorias sobre sua utilização. Método: Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais desenvolvida em uma faculdade do interior paulista. Participaram 14 professores e 60 estudantes, sendo 40 do Curso de Medicina e 20 do Curso de Enfermagem, todos da segunda série, por meio de entrevista semiestruturada com duas perguntas abertas. Resultados: Os dados obtidos foram interpretados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e revelou cinco ideias centrais: Importância da avaliação formativa do estudante segundo o formato 3; Papel do professor na avaliação formativa do estudante pelo formato 3; Compreensão da avaliação conceitual por estudantes e professores; Periodicidade e estrutura da avaliação de desempenho; Sugestões sobre a disponibilização, conteúdo, frequência do preenchimento e o papel do professor para o Formato 3. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo demonstram a importância de múltiplos conhecimentos para avaliação do desempenho dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competência profissional para formação de enfermeiros e médicos competentes.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jussara Montisseli Castilho, Carlos Alberto Lazarii, Adriana Avanzi Marques Pinto, Elza de Fatima Ribeiro Higa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29