Avaliação para desenvolvimento de competência profissional em saúde: percepção de professores e estudantes.
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995770Palavras-chave:
cResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a representação social de professores e de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina sobre a avaliação para o desenvolvimento de competência profissional, por meio de um instrumento denominado Formato 3 e descrever as sugestões de melhorias sobre sua utilização. Método: Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais desenvolvida em uma faculdade do interior paulista. Participaram 14 professores e 60 estudantes, sendo 40 do Curso de Medicina e 20 do Curso de Enfermagem, todos da segunda série, por meio de entrevista semiestruturada com duas perguntas abertas. Resultados: Os dados obtidos foram interpretados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e revelou cinco ideias centrais: Importância da avaliação formativa do estudante segundo o formato 3; Papel do professor na avaliação formativa do estudante pelo formato 3; Compreensão da avaliação conceitual por estudantes e professores; Periodicidade e estrutura da avaliação de desempenho; Sugestões sobre a disponibilização, conteúdo, frequência do preenchimento e o papel do professor para o Formato 3. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo demonstram a importância de múltiplos conhecimentos para avaliação do desempenho dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competência profissional para formação de enfermeiros e médicos competentes.
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Copyright (c) 2024 Jussara Montisseli Castilho, Carlos Alberto Lazarii, Adriana Avanzi Marques Pinto, Elza de Fatima Ribeiro Higa
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