Uso de tecnologias educativas no processo ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6346

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Ensino, Aprendizagem, Enfermagem

Resumo

O texto é um ensaio a partir de reflexões teóricas sobre o uso de recursos tecnológicos à luz da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como apoio no processo de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro em que se busca contextualizar o tema a partir de estudos já aprovados, executados e que demonstraram efetividade.  Além disso, visa provocar aos leitores motivação, curiosidade e interesse em praticar essa metodologia em sala de aula que atualmente é tendência e tem se mostrado eficaz. Ainda, busca-se alertar os cursos de formação em saúde quanto à necessidade de uma análise constante acerca do método de ensino usado em sala de aula, assim como a importância de inovar. Trata-se de um estudo teórico, reflexivo, de perspectiva dialética e que tem na pesquisa bibliográfica seu recurso de investigação. A análise demonstrou que o uso de tecnologias educativas é um método inovador que possibilita motivação e desafio para estudar. Além disso, promove a interação entre docentes, discentes e à própria universidade favorecendo a formação crítica do enfermeiro e, portanto proporcionando melhorias nas práticas de ensino e de saúde. Espera-se que este ensaio reflexivo contribua na disseminação de informações pertinentes sobre a importância da aplicabilidade dessa estratégia educacional e propicie sua implementação em universidades e faculdades da área da saúde.

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Biografia do Autor

Simone Barroso de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Saúde e Comunidade pela UFPI. Possui graduação em Enfermagem pela UFPI/Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (2013), especialização em Gestão em Saúde (UFPI), especialista em Enfermagem em Cuidado Pré- Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela (FAMEP) e Especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital- Faculdade São Leopoldo Mandic. Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).  Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, Gestão em saúde, violência e saúde, saúde da mulher, da criança e do adolescente. Já atuou como docente nas seguintes instituições: Professora substituta da Universidade Federal do Piauí no curso de Bacharelado em Enfermagem, professora substituta da Rede Estadual (PREMEN) nos cursos técnicos em enfermagem e agente comunitário em saúde, Professora Mediadora Presencial da Rede Mediotec/Brasil Campus Picos-PI e Oeiras-PI, Professora dos cursos técnicos em enfermagem do Instituto Kairós, Professora da Especialização em Obstetrícia e Auditoria do Núcleo Petrolina AEG Consultoria e da Especialização em Saúde Pública do Instituto Nexus.  Tutora do Programa ImunizaSUS, do CONASEMS/Faculdade SLMANDIC/SUS/Ministério da Saúde. Atualmente é Enfermeira Analista Administrativo na Empresa Sesc Teresina/Piauí e tutora do Programa Saúde com Agente realizado pelo CONASEMS/ UFRGS/SUS/MS. ORCID:https://orcid.org/0000-0001-7428-8420

Ana Roberta Vilarouca da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Piauí; Graduação em Enfermagem; Programa de pós graduação em Enfermagem e Mestrado em Saúde e Comunidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, excesso de peso e síndrome metabólica. É líder do grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5087-4310

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

CARVALHO, Simone Barroso de; SILVA, Ana Roberta Vilarouca da. Uso de tecnologias educativas no processo ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6346133, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6346. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6346. Acesso em: 21 dez. 2024.
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