Uso de tecnologias educativas no processo ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6346Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Ensino, Aprendizagem, EnfermagemResumo
O texto é um ensaio a partir de reflexões teóricas sobre o uso de recursos tecnológicos à luz da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como apoio no processo de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro em que se busca contextualizar o tema a partir de estudos já aprovados, executados e que demonstraram efetividade. Além disso, visa provocar aos leitores motivação, curiosidade e interesse em praticar essa metodologia em sala de aula que atualmente é tendência e tem se mostrado eficaz. Ainda, busca-se alertar os cursos de formação em saúde quanto à necessidade de uma análise constante acerca do método de ensino usado em sala de aula, assim como a importância de inovar. Trata-se de um estudo teórico, reflexivo, de perspectiva dialética e que tem na pesquisa bibliográfica seu recurso de investigação. A análise demonstrou que o uso de tecnologias educativas é um método inovador que possibilita motivação e desafio para estudar. Além disso, promove a interação entre docentes, discentes e à própria universidade favorecendo a formação crítica do enfermeiro e, portanto proporcionando melhorias nas práticas de ensino e de saúde. Espera-se que este ensaio reflexivo contribua na disseminação de informações pertinentes sobre a importância da aplicabilidade dessa estratégia educacional e propicie sua implementação em universidades e faculdades da área da saúde.
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Mário Roberto Tavares Cardoso de.; CALDATO, Milena Coelho Fernandes.; BOTELHO, Nara Macedo. Aprendizagem baseada em equipes: do planejamento à avaliação. [livro eletrônico]. 1. ed. Belém, PA. Câmara Brasileira do Livro (CBL), 2021. 53p. Disponível em: https://paginas.uepa.br/ppgesa/wp-content/uploads/2021/05/Mario-R-T-C-de-Albuquerque-Aprendizagem-Baseada-em-Equipes_Do-Planejamento-a-Avaliacao.pdf. Acesso em: 11 set.2022.
ALIMOGLU, Mustafa Kemal .; YARDIM, Selda .; UYSAL, Hilmi. The effectiveness of TBL with real patients in neurology education in terms of knowledge retention, in-class engagement, and learner reactions. Adv Physiol Educ.,Turquia, v.41. n.1.p. 38-43.mar.2017. DOI: doi:10.1152/advan.00130.2016.381043-4046/17. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28143821/. Acesso em: 06 fev.2023.
ALTINTAS, Levent.; ALTINTAS, Ozgul .; CAGLAR, Yusuf. Modified use of team-based learning in an ophthalmology course for fifth-year medical students. Adv Physiol Educ, Turquia, v.38. n.1. p.46-8.mar. 2014. DOI: 10.1152/advan.00129.2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24585469/. Acesso em: 06 fev. 2023.
AMORIM, Juleimar Soares Coelho de et al. Aprendizado baseado em equipe na graduação em fisioterapia: relato de experiência. Fisioter. Mov, Curitiba, v. 32, e003246, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.032.AO46. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/a/znKdd8K6Z9nHR6MWYmHt5sp/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 04 fev.2023.
BALTZAN, Paige.; PHILLIPS, Amy. Sistemas de informação. 1. Ed. Porto Alegre: AMGH, jun. 2012, 369p. Disponível em: https://doceru.com/doc/x5155c0. Acesso em: 01.nov.2022.
BENJAMIN, Veschi. Etimologia de software. Blog etimologia origem do conceito. Disponível em: https://etimologia.com.br/software/. Acesso em: 12 out. 2022.
BOAVA, Leon Martins.; WEINERT, Wagner Rodrigo. Tecnologia em saúde – uma reflexão necessária. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, Paraná, v.5, n.3, p. 243-01, 243-13, jul. 2020. DOI: 10.21575/25254782rmetg2020vol5n31246. Disponível em: https://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiETG&page=article&op=view&path%5B%5D=1246&path%5B%5D=517. Acesso em: 20 out. 2022.
BOLLELA, Valdes Roberto et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), São Paulo, v. 47, n. 3, p. 293-300, nov. 2014. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618. Acesso em: 04 fev.2023.
BRASIL. Ministério da educação. Parecer CNE/CES nº 1.133/2001, aprovado em 7 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf. Acesso em: 05 fev.2023.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. 1. Ed. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2002, 120p.Disponível em: https://www.amazon.com.br/Aventura-Inovar-Mudan%C3%A7a-Escola/dp/8573078952. Acesso em: 04 fev.2023.
CARMARGO, Fausto.; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. Ed. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2018,197p. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/A-Sala-de-Aula-Inovadora.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
COLOMÉ, Juliana Silveira .; OLIVEIRA, Dora Lúcia Leidens Corrêa de. A educação em saúde na perspectiva de graduandos de Enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS), v.29,n.3, p. 347-53,jun. 2008. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23600. Acesso em: 04 fev.2023.
COSTA, Roberta Dall Agnese da.; ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins de.; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Aplicativos para dispositivos móveis e metodologias ativas: possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem em nível superior. Revista Educacional Interdisciplinar- Redin, Canoas-RS, v.6,n.1,p.1-9, out. 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/ index.php/redin/article/view/656. Acesso em: 06 out. 2022.
CUNHA, Carolina Roberta Ohara Barros Jorge da.; RAMSDORF, Fabiola Beppu Muniz.; BRAGATO, Simone Galli Rocha. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Mato Grosso, Brasil, v. 43, n. 2, p. 208-215, abr./jun, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180063. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/MbKjHnSmnJsFNJcxKYdJHwC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 fev.2023.
DIESEL, Aline.; BALDEZ, Alda Leila Santos.; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Rio Grande do Sul, v.14, n.1, pág. 268 a 288, fev. 2017. DOI http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
FERREIRA, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra.; BARRAVIERA, Benedito.; FERREIRA-JUNIOR, Rui Seabra. Aprendizagem baseada em equipes (ABE) como método de aprendizagem híbrida em curso de pós-graduação de medicina. Brazilian Journal of Development, São Paulo,v.7, n.2, p. 13725-13735.fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-135. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24381/19477. Acesso em: 05 fev.2023.
FIRMINO, Nairley Cardoso Sá et al. O Uso da Aprendizagem Baseada em Equipes como Ferramenta Diagnóstica no Ensino-Aprendizagem de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-RBPEC, Sobral, Ceará, 20, 1227–1249, dez. 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u12271249. Disponível em:file:///C:/Users/sbcarvalho/Downloads/rbpec,+20427+2020(1)+Publica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 04 fev.2023.
FLORÊNCIO, Marlene Vitorino et al. Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino. Revista enfermagem atual, Rio de Janeiro, edição especial, p.73-80. 2017. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/555/526. Acesso em: 05 fev.2023.
FONTANA, Rosane Teresinha.; WACHEKOWSKI, Giovana.; BARBOSA, Silézia Santos Nogueira. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, e220371, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698220371. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Acesso em: 03 fev.2023.
GADELHA, Marília Moreira Torres et al. Tecnologias educativas no processo formativo: discurso dos acadêmicos de enfermagem. Rev enferm UFPE on line, Pernambuco, v.13, n.1.p.155-161, jan. 2019. DOI: 10.5205/1981-8963-v13i01a234817p155-161-2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1006139. Acesso em: 05 fev.2023.
JIMÉNEZ-GÓMEZ, María Antonia et al. O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, São Paulo, v.27, n. e3173,p.1-13, mar. 2019. DOI: 10.1590/1518-8345.2861.3173. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae. Acesso em: 05 fev.2023
KIM, Leila. Métodos ativos de ensino: construção subjetiva da capacidade de pensar o próprio pensamento em sala de aula. Rev. bras. Psicodrama, São Paulo, v.26, n.1, p. 31-40, jan./jun.
DOI: DOI: 10.15329/2318-0498.20180015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932018000100004. Acesso em: 19 out. 2022
KRUG, Rodrigo de Rosso et al. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe The “Bê-Á-Bá” of Team-Based Learning. Revista Brasileira de Educação Médica, Florianópolis, SC, Brasil, v. 40, n. 4,p. 602-620, fev. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00452015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/w5Tg86RL75mkjX7yZhmnQ6F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 fev.2023.
LIMA, Margarete Maria de et al. Integralidade na formação do Enfermeiro: possibilidades de aproximação com os pensamentos de Freire. Saúde Transform. Soc, Florianopolis, v. 4, n.4, p. op. 03-08, out.2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-70852013000400003. Acesso em: 04 fev.2023.
LUIZ, Franciane Silva et al. Papel do pensamento crítico na tomada de decisão pelo enfermeiro: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde/Electronic Journal Collection Health, Minas Gerais, v. 38, n.38, p.1-11, jan.2020. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1763.2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1763/1199. Acesso em: 05 fev.2023.
MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciênc saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 335-342, abr. 2007.DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000200009 Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/cid-55948. Acesso em: Acesso em: 03 fev.2023.
PERES, Aida Maris et al. Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: estudo descritivo. Cogitare Enferm, Curitiba, PR, v.23, n. 4, p. 1-9, ago.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf. Acesso em: 12 set.2022.
PINTO, Marta.; LEITE, Carlinda. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 46, e216818, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WcrSn45gb3vvWHMLP4F7RmQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 out maio. 2022.
PISSAIA, Luís Felipe et al.. Impacto de tecnologias na implementação da sistematização da assistência de enfermagem hospitalar: uma revisão integrativa. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, Rio Grande do Sul,v. 1, p. 1-20, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.8953. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/8953. Acesso em: 05 fev.2023
ROCHA, Sinara Socorro Duarte.; JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia. A Educação a Distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development, Ceará, v. 9, n. 6, e10963390, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3390. Disponível em: Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3390. Acesso em: 12 out. 2022.
RUFINO, Cleide Gonçalo et al. Pensamento crítico e as estratégias de ensino para docentes do curso de graduação em enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.28:e41988.jun.2020.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.41988. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/41988/34225. Acesso em: 05 fev.2023.
SANTANA, Lívia de Carvalho. O uso das tecnologias educacionais em sala de aula. Educação como re(existência): mudanças, conscientização e conhecimentos. VII Congresso Nacional de Educação, Maceió-Alagoas, ISSN: 2358-8829, out. 2020.Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4215_27082020115234.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
SILVA, Antonia Natielli Costa da et al. Estágio extracurricular de enfermagem: estratégia para a formação profissional. Enferm. Foco, Fortaleza-CE, v. 10, n. 4, p. 129-135, fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.1880. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1880/615.
Acesso em: 05 out.2022.
SILVEIRA, Maurício de Souza.; COGO, Ana Luísa Petersen. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm, Rio Grande do Sul, v.38, n.2, p.1-9, abr. 2017. DOI https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/CR4LT8PhNvQkCcs8R9Y9XcH/?lang=pt. Acesso em: 04 fev.2023.
TAVARES, Jéssika Lima.; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Tipos e classificações de softwares educacionais. IV CONEDU, Paraíba: Editora Realize, 2017, 12p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38682. Acesso em: 04 fev.2023.
VELOSO, Braian.; SILVA, Milady. Renata Apolinário da. A concepção de um curso musical virtual sob o olhar de um designer instrucional. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n.1, jan. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1533. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1533/1405. Acesso em: 19 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone Barroso de Carvalho, Ana Roberta Vilarouca da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-02-07
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14