Pibid y formación docente: contribuciones del profesor supervisor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993744

Palabras clave:

Formación de profesores, Curso de Pedagogía, Profesores Supervisores.

Resumen

El presente artículo tiene por objetivo analizar las contribuciones del profesor supervisor para la práctica pedagógica del alumno egreso del curso de Pedagogía y en inicio de carrera que haya participado del Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (PIBID). Se trató de una investigación de naturaleza cualitativa, en la cual fueron utilizados como instrumentos de colecta de datos un formulario cerrado y entrevistas semiestructuradas, además del análisis de documentos oficiales. El referencial teórico adoptado se pautó en autores de pedagogía crítica y en estudios sobre los saberes docentes, la relación teoría y práctica y la formación docente. Constatamos que, desde las acciones de los profesores supervisores junto a los alumnos becarios participantes del PIBID, se estableció una asociación entre la universidad y las escuelas de la red pública, beneficiando la formación de los alumnos del curso de Pedagogía para actuaren en la docencia.

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Biografía del autor/a

Elaine de Oliveira Carvalho Moral Queiroz, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Mestre em Educação, área de concentração Teorias e Políticas em Educação, pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2009). Habilitação em Supervisão Escolar pela UNINOVE (2006). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Teresa Martin (2000). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1991). Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (1983). Experiência docente em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, sobretudo na alfabetização de crianças, e no Ensino Médio (Curso Magistério). Atuou como docente da Pós-Graduação no curso de Psicopedagogia e Educação Especial da UNINOVE. Atualmente é professora da Graduação presencial e EaD e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNINOVE. Faz parte do NDE do curso de Pedagogia da UNINOVE. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica. Avaliadora ad-hoc do INEP/MEC do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidae Presbiteriana Mackenzie

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.

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Publicado

2020-05-19

Cómo citar

QUEIROZ, Elaine de Oliveira Carvalho Moral; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Pibid y formación docente: contribuciones del profesor supervisor. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e3744091, 2020. DOI: 10.14244/198271993744. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3744. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

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