Ambiente virtual de aprendizagem para estágios supervisionados: em um curso de Pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996111Palavras-chave:
Formação de Professores, Supervisão, Estágio Curricular Obrigatório, Educação a distância, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Na formação inicial de professores, os estágios obrigatórios são eixos curriculares importantes na articulação entre teoria e prática. Entretanto, nos cursos de licenciatura ofertados na Educação a Distância (EaD), os estágios costumam se apresentar como objeto de grande discussão, pois envolvem questões administrativas e pedagógicas, nem sempre compreendidas pelos estudantes. Este artigo visa apresentar os resultados de um estudo de caso sobre as soluções encontradas por uma universidade para viabilizar a orientação e a supervisão dos estágios por meio do ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa se refere a uma instituição pública, que oferta o curso de Pedagogia na modalidade EaD no estado de São Paulo e foi realizada por meio de um estudo de caso não participativo com análise documental e análise do ambiente virtual. Como conclusão, observa-se grande esforço por parte da universidade em promover aprendizagens importantes na relação teoria e prática da realização do estágio supervisionado e formas variadas de envolver os estudantes no seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia, proatividade, auto-regulação e pensamento crítico. Entretanto, apesar da nova proposta de organização do ambiente virtual e de esforços na elaboração de diversos recursos pedagógicos orientadores do estágio, ainda se observa o foco dos estudantes na questão administrativa, em detrimento da pedagógica. Como recomendação, entende-se a necessidade, ao longo das disciplinas do curso, de envolver os alunos nos seus processos de formação prática. Também recomenda-se a realização de novos estudos sobre o tema, desta maneira, continuar a dar respostas a esta problemática.
Métricas
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Cartografia Escolar. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2010.
ANDRÉ, Marli. Espaços alternativos de formação docente. In: J JUNIOR, C. A. S. et al. In: Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Unesp, p. 97-118, 2015.
NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio. Formação de professores na América Latina: apontamentos introdutórios. In: Formação Docente, Belo Horizonte, 2020, jan./abr. 12 (23), 11-20.
ARROYO, Miguel. O ofício de mestre: imagens e autoimagens. 13 ed. São Paulo: Editora Vozes, 2011.
BEHAR, Patrícia Alejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BOFF TURCHIELO, L. .; ARAGÓN , R. . A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4935008, 2022. DOI: 10.14244/198271994935. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4935. Acesso em: 25 jul. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/L9394.htm >. acesso em 10 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. 2005b. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. acesso em 10 out. 2021.
_________. Resolução nº1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. acesso em 10 out. 2021.
__________. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. acesso em 10 out. 2021.
_________. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. acesso em 10 out. 2021.
__________. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>. acesso em 16 set. 2021.
_________. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. acesso em 10 out. 2021.
CARVALHO, Maria Lurdes. Iniciación a la práctica profesional: la mirada reflexiva de los estudiantes de educación básica. In: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extra (6), 2015, 175-179. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/download/448/pdf_167. acesso em 07 mai. 2022.
DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo como processo educativo: uma reexposição. 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FLICK, Uwe. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, Madrid, 2004.
FRAGA, Cristiano da Cruz; DECARLI, Cecilia.; BOLL, Cíntia Inês. Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no mbito da EaD. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 24 fev. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GALASSO, Bruno José J. Betti; MATUDA, Fernanda Guinoza. A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 23 mar. 2021.
GARBIN, Mônica Cristina; OLIVEIRA, Édison. Trombeta; PIRILLO, Nádia Rubio; AZEVEDO, Aparecida Santos. Práticas pedagógicas inovadoras para a formação de professores. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 19. n. 1, 2020. Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/388>. acesso em 17 set. 2021.
GATTI, Bernardete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016.
GATTI, Bernardete. O curso de Licenciatura em Pedagogia: dilemas e convergências. EntreVer. Florianópolis, v.2, n.3, p. 151-169, jul/dez 2012.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. acesso em 06 set. 2021
LATORRE, Antonio. La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó, 2003.
LUTZ, Celi; ARAGÓN, Rosane. Mudança de concepção sobre a formação a distância: visão de estudantes do projeto PEAD. In: NOVAK, Silvestre et al. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. (Série EaD)
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesquisa. 47 (166), out - dez, 2017. 47 (166). Disponível em < https://doi.org/10.1590/198053144843> Acesso em 29 abr. 2022.
OLIVEIRA, Paulo Cristiano de; NAKAYAMA, Marina Keiko; TORRES, Maricel Karina López; NUNES, Carolina Schmitt. O uso do Learning Management System (LMS) por gestores da educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 19. n. 1 (2020). Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/ view/346>. acesso em 17 set. 2021
MCMILLAN; James H; SCHUMACHER, Sally. La investigación educativa. Madri: Editora Pearson. 5a. edição, 2005
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, nº 166, p.1. 106-1.133, out./dez. 2017.
PEREIRA, Otaviano. O que é teoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
PÉREZ-GÓMEZ, Ángel I. Aprender a educar. Nuevos desafíos para la formación de docentes. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24 (2), 37-60, 2010.
PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: ______ et al. (Orgs.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, Artmed, 2002
RIOS, Terezinha Azerêdo. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Editora Cortez, 8a. edição, 2010.
NASCIMENTO, Camila Figueiredo; SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A evasão e a permanência sob a ótica discente: o que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do Curso de Pedagogia na modalidade EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 20 n. 1 (2021): Volume único. Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php /RBAAD/article/view/431/>. acesso em 03 set. 2021.
SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2 ed. revista e atualizada. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos do Letramento do professor e formação inicial nos estágios supervisionados das licenciaturas. In.: SILVA, Wagner Rodrigues. Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. São Paulo: Ed. Pontes Editores, 2012, p. 27-49.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78 -91.
STAKE, R.E. Investigación con estudios de caso. Madrid.: Morata, 2010.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. El maestro como “actor racional”: racionalidad conocimiento, juicio. In: PAQUEY, L. ALTET, E. Charlier, PERRENOUD, P. (coord). La formación profesional del maestro. Estrategias y competências. México: FCE, 2005. pp. 309-354.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
VENTURA, Lidnei. Desafios do estágio curricular supervisionado de ensino da EAD: a educação na Era de sua reprodutibilidade técnica. Revista Multidebates, v. 2, n. 2. Palmas, 2018. Disponível em < http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/114/124>. acesso em 16 set. 2021.
YIN, Robert K. Case study research. Design and methods. Los Angeles: Sage, 2009.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Editora Educa, 1993.
ZEICHNER, Kenneth. Uma Análise Crítica Sobre a “Reflexão” Como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em http://cedes.unicamp.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Evandro Galini, Roberta Flaborea Favaro, Fernanda Guinoza Matuda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-26
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26