Ambiente virtual de aprendizagem para estágios supervisionados: em um curso de Pedagogia EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996111

Palavras-chave:

Formação de Professores, Supervisão, Estágio Curricular Obrigatório, Educação a distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Na formação inicial de professores, os estágios obrigatórios são eixos curriculares importantes na articulação entre teoria e prática. Entretanto, nos cursos de licenciatura ofertados na Educação a Distância (EaD), os estágios costumam se apresentar como objeto de grande discussão, pois envolvem questões administrativas e pedagógicas, nem sempre compreendidas pelos estudantes. Este artigo visa apresentar os resultados de um estudo de caso sobre as soluções encontradas por uma universidade para viabilizar a orientação e a supervisão dos estágios por meio do ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa se refere a uma instituição pública, que oferta o curso de Pedagogia na modalidade EaD no estado de São Paulo e foi realizada por meio de um estudo de caso não participativo com análise documental e análise do ambiente virtual. Como conclusão, observa-se grande esforço por parte da universidade em promover aprendizagens importantes na relação teoria e prática da realização do estágio supervisionado e formas variadas de envolver os estudantes no seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia, proatividade, auto-regulação e pensamento crítico. Entretanto, apesar da nova proposta de organização do ambiente virtual e de esforços na elaboração de diversos recursos pedagógicos orientadores do estágio, ainda se observa o foco dos estudantes na questão administrativa, em detrimento da pedagógica. Como recomendação, entende-se a necessidade, ao longo das disciplinas do curso, de envolver os alunos nos seus processos de formação prática. Também recomenda-se a realização de novos estudos sobre o tema, desta maneira, continuar a dar respostas a esta problemática.

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Biografia do Autor

Roberta Flaborea Favaro, Universidad Externado de Colombia

Licenciada em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Educação pela Universidade de los Andes, Bogotá, Colômbia (2009). Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2016), e pós-doutorado em educação na Universidade de São Paulo (2020). Desde 2016 é professora do mestrado em Educação da Universidade Externado de Colômbia, assim como pesquisadora em temas de formação de professores, currículo e pedagogia e linguagem, na mesma universidade. Como produção intelectual, construiu em colaboração o livro "De la reflexión a la práctica: Experiencias y reflexiones en la formación docente" (Edições Uexternado, 2019) e foi co-autora no livro "El maestro y su desarrollo profesional en Colombia: abordajes desde la investigación" (Edições Uexternado, 2019), este último, produto de grande discussão sobre formação inicial de professores em distintas áreas do conhecimento. Também, publicou diferentes artigos sobre formação de professores, estágios supervisionado, politicas públicas para a formação de professores, currículo e pedagogia, gestão pedagógica, entre outros temas.

Fernanda Guinoza Matuda, Centro Universitário Senac

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Curso de Tecnologias na Aprendizagem - Pós-graduação EAD, do Centro Universitário Senac.

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Publicado

26-06-2024

Como Citar

GALINI, M. E.; FAVARO, . R. F.; MATUDA, F. G. Ambiente virtual de aprendizagem para estágios supervisionados: em um curso de Pedagogia EaD. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e611171, 2024. DOI: 10.14244/198271996111. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6111. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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