Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender em uma academia militar
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199971Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199971
O presente trabalho fez parte da pesquisa de doutorado que foi desenvolvida em uma Academia Militar e teve como objetivo mapear as especificidades do processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido pelos instrutores militares aviadores, no que diz respeito à concepção teórico-prática acerca da docência e do processo de ensino e de aprendizagem dos cadetes do curso de Aviação. Os sujeitos do estudo foram três instrutores militares aviadores e 78 cadetes do último ano do curso de Aviação da Academia. A metodologia da investigação deu-se através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas e abertas, e de um questionário aplicado aos instrutores. Aos cadetes, foi aplicado apenas um questionário. Os resultados do trabalho revelam que as ideias expostas pelos instrutores estão muito próximas dos pensamentos dos cadetes, pois ambos destacam: a importância da aula dialogada, da relação professor-aluno, consideram irrelevantes os professores leitores de slides, acreditam que ensinar é forma de transmissão de conhecimentos, e aprender significa assimilar e aplicar os conhecimentos. Além disso, conclui-se que apesar de os instrutores não terem tido formação para dar aula, a aprendizagem da docência ocorre ao longo da vivência em sala, e, inicialmente, eles utilizam como referência os professores que passaram pela sua trajetória escolar e os materiais de quando eram alunos. Quanto aos cadetes, estes são sedentos pelo conhecimento, gostam de aulas que gerem desafios e estão dispostos a participar, de forma ativa, do processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Instrutor militar, Cadete da Aeronáutica, Educação militar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-08-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25