Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender em uma academia militar

Autores

  • Deise Becker Kirsch Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL - Campus Americana/SP
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199971

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199971

O presente trabalho fez parte da pesquisa de doutorado que foi desenvolvida em uma Academia Militar e teve como objetivo mapear as especificidades do processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido pelos instrutores militares aviadores, no que diz respeito à concepção teórico-prática acerca da docência e do processo de ensino e de aprendizagem dos cadetes do curso de Aviação. Os sujeitos do estudo foram três instrutores militares aviadores e 78 cadetes do último ano do curso de Aviação da Academia. A metodologia da investigação deu-se através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas e abertas, e de um questionário aplicado aos instrutores. Aos cadetes, foi aplicado apenas um questionário. Os resultados do trabalho revelam que as ideias expostas pelos instrutores estão muito próximas dos pensamentos dos cadetes, pois ambos destacam: a importância da aula dialogada, da relação professor-aluno, consideram irrelevantes os professores leitores de slides, acreditam que ensinar é forma de transmissão de conhecimentos, e aprender significa assimilar e aplicar os conhecimentos. Além disso, conclui-se que apesar de os instrutores não terem tido formação para dar aula, a aprendizagem da docência ocorre ao longo da vivência em sala, e, inicialmente, eles utilizam como referência os professores que passaram pela sua trajetória escolar e os materiais de quando eram alunos. Quanto aos cadetes, estes são sedentos pelo conhecimento, gostam de aulas que gerem desafios e estão dispostos a participar, de forma ativa, do processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Instrutor militar, Cadete da Aeronáutica, Educação militar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deise Becker Kirsch, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL - Campus Americana/SP

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFSM. Doutorado em Educação pela UFSCar. Bolsista PNPD/CAPES no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Pedagogia pela UNESP. Mestrado em Educação e doutorado em Ciências Humanas ambos pela PUC-RJ. Pós-doutorado na Santa Clara University, Estados Unidos. Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora colaboradora junto ao PPGE/UFSCar.

Downloads

Publicado

25.11.2014

Como Citar

KIRSCH, Deise Becker; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender em uma academia militar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 182–195, 2014. DOI: 10.14244/19827199971. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/971. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-02-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-08-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25