Estudos culturais na educação: reflexão sobre a produção de sentidos na leitura de obras audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5679Schlagworte:
Educomunicação, Ensino audiovisual, Cultura, Significado.Abstract
Este ensaio se propõe a discutir, a luz dos Estudos Culturais, a produção de significados na leitura de obras audiovisuais no contexto escolar, partindo especialmente da perspectiva do pesquisador Stuart Hall. Parte-se do posicionamento de que a produção de sentidos empreendida pelos alunos tem caráter ativo e multideterminado. De forma a ampliar o debate sobre a temática, é apresentada como base uma discussão, intrínseca dos Estudos Culturais, em torno de cultura, identidade, discurso, representação e significação. Desta forma, os Estudos Culturais permitem uma maior compreensão de que as experiências socioculturais do aluno são imprescindíveis para a construção dos sentidos nas leituras dos textos audiovisuais. A noção de produção ativa de sentidos e a sua determinação pelo contexto e posição sociocultural do aluno é amplamente observado nos Estudos de Recepção. As teorias sobre recepção midiática geram uma compreensão de que os sentidos produzidos por um grupo de alunos serão amplos, haja vista as diversidades de seus posicionamentos sociais e ao serem apropriados pelos docentes permitem repensar a prática pedagógica do uso do audiovisual. As reflexões geradas com base nos Estudos Culturais despertam os educadores a fazerem novos questionamentos, bem como, a examinarem os discursos e saberes e suas implicações para a prática educacional com audiovisuais.
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