Estudos culturais na educação: reflexão sobre a produção de sentidos na leitura de obras audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5679

Palavras-chave:

Educomunicação, Ensino audiovisual, Cultura, Significado.

Resumo

Este ensaio se propõe a discutir, a luz dos Estudos Culturais, a produção de significados na leitura de obras audiovisuais no contexto escolar, partindo especialmente da perspectiva do pesquisador Stuart Hall. Parte-se do posicionamento de que a produção de sentidos empreendida pelos alunos tem caráter ativo e multideterminado. De forma a ampliar o debate sobre a temática, é apresentada como base uma discussão, intrínseca dos Estudos Culturais, em torno de cultura, identidade, discurso, representação e significação. Desta forma, os Estudos Culturais permitem uma maior compreensão de que as experiências socioculturais do aluno são imprescindíveis para a construção dos sentidos nas leituras dos textos audiovisuais. A noção de produção ativa de sentidos e a sua determinação pelo contexto e posição sociocultural do aluno é amplamente observado nos Estudos de Recepção. As teorias sobre recepção midiática geram uma compreensão de que os sentidos produzidos por um grupo de alunos serão amplos, haja vista as diversidades de seus posicionamentos sociais e ao serem apropriados pelos docentes permitem repensar a prática pedagógica do uso do audiovisual. As reflexões geradas com base nos Estudos Culturais despertam os educadores a fazerem novos questionamentos, bem como, a examinarem os discursos e saberes e suas implicações para a prática educacional com audiovisuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Santos Ferreira, Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca/ CEFET-RJ

Graduação em Enfermagem. Mestre em Educação Profissional em Saúde. Doutoranda em Educação em Ciencias e Saúde NUTES/UFRJ. Docente do Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca/ CEFET-RJ.

Ana Lúcia Nunes Sousa , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, com atuação no Laboratório de Vídeo Educativo e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. Líder do NEGRECS- Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde e do GERAES - Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa " O Mundo do Trabalho, Comunicação e Educação em Enfermagem" (EEAN - UFRJ). Doutora em Comunicación y Periodismo pela Universitat Autonoma de Barcelona e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás.

Luiz Augusto Coimbra Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Cinema, Mestre e Doutor em Comunicação. Docente no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo (LVE) do NUTES/UFRJ.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

FERREIRA, Marcela Santos; SOUSA , Ana Lúcia Nunes; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra. Estudos culturais na educação: reflexão sobre a produção de sentidos na leitura de obras audiovisuais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5679188, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5679. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5679. Acesso em: 21 dez. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.