Bioeconomia como disciplina em um curso de graduação em Ciências Econômicas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993916

Schlagworte:

Bioeconomia, Ciências Econômicas, Projeto Pedagógico, Ementas de disciplinas.

Abstract

O estudo tem como objetivo fundamentar a importância da inserção da disciplina Bioeconomia na grade curricular de um Curso de Ciências Econômicas. O adensamento da base científico tecnológica desta área do conhecimento vem sendo preconizado em relatórios de entidades internacionais e nacionais, tais como Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo compreende uma revisão de literatura do tipo narrativa de referências selecionadas. Resoluções e pareceres que contemplam diretrizes curriculares bem como relatórios setoriais fundamentam a proposta. Como resultado da pesquisa, dados empíricos revelam que o termo bioeconomia surge apenas como elementos de ementa em poucos cursos de graduação no Brasil. Alguns cursos de pós-graduação, por outro lado, adotam a disciplina bioeconomia como módulo. A proposta de inserção da disciplina no curso de graduação é ousada e demanda mudança de paradigmas. Um ponto comum para a implantação de mestrado em bioeconomia na Alemanha é a parceria entre a academia e o setor privado.

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Autor/innen-Biografien

Rosana Zau Mafra, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES/UFAM)

Andreia Brasil Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES/UFAM)

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-02-23

Zitationsvorschlag

MAFRA, Rosana Zau; SANTOS, Andreia Brasil. Bioeconomia como disciplina em um curso de graduação em Ciências Econômicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e3916005, 2021. DOI: 10.14244/198271993916. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3916. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

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