O papel da avaliação na abordagem temática: das características às implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995112Palavras-chave:
cResumo
O presente trabalho apresenta reflexões em torno do papel da avaliação escolar no contexto da perspectiva de reestruturação curricular da Abordagem Temática. O foco é para as características que a avaliação deve ter quando realizada a partir desta perspectiva – de modo que possam ser coerentes a essa concepção teórica curricular. Para isso, investigou-se em teses e dissertações brasileiras da área de Educação em Ciências, como a avaliação vem sendo pensada nesse tipo de proposta. Através da análise realizada por meio da Análise Textual Discursiva, emergiu a categoria “características e implicações da avaliação escolar na Abordagem Temática”. Na análise, identifica-se algumas características que a mesma deve assumir, tais como: ser processual, diagnóstica, emancipatória, interdisciplinar, dialógica e de natureza qualitativa. Entretanto, tais características ainda são pouco exploradas e refletidas pelas pesquisas. Assim, esse estudo serve como indicativo de que as pesquisas da área de Educação em Ciências, que utilizam a Abordagem Temática, não têm se aprofundado em termos de avaliação. Atenta-se que a avaliação escolar nesta perspectiva implica ser coerente a seus fundamentos teórico-metodológicos, por isso, é importante que seja planejada e implementada através de processos dialógicos, problematizadores e contextualizados com a realidade em que os sujeitos vivem, buscando, sobretudo, identificar a apreensão temática e não somente conceitual dos estudantes. Portanto, sinaliza-se para a necessidade de superar a avaliação tradicional predominante na educação, assumindo uma avaliação emancipatória.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diuliana Nadalon Pereira, Sabrina Gabriela Klein, Cristiane Muenchen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03