Plataformas e tecnologias digitais: estudo piloto de um questionário destinado a agentes educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996041

Palavras-chave:

c

Resumo

A criação de Agrupamentos de Escolas como novas formas de organização da rede escolar e desenvolvimento de projetos educativos pretendeu reforçar a autonomia, quebrar o isolamento entre escolas e potenciar a articulação entre os diversos níveis de ensino. Foi neste contexto que se reconheceu que a modernização tecnológica das escolas, com recurso às plataformas e tecnologias digitais (PTD), poderia facilitar a comunicação entre os diferentes membros da comunidade educativa, os AE e a comunidade exterior. As potencialidades educativas destes meios digitais em contexto escolar, enquanto recurso essencial para a comunicação no seio dos AE, justificam a relevância do estudo que aqui apresentamos. Enquadrado num projeto de investigação de dimensão nacional, foi construído um inquérito por questionário destinado a conhecer perceções de lideranças escolares, professores, alunos e assistentes técnicos sobre as PTD em uso nas escolas, finalidades com que são utilizadas e os seus efeitos na dinâmica de funcionamento dos agrupamentos de escolas. O presente artigo descreve as etapas exploratórias associadas ao percurso inicial de construção desse inquérito por questionário, dirigido a agentes educativos reconhecidos como sendo informadores privilegiados. A versão final dos inquéritos por questionário revelou-se adequada para prosseguir com a recolha de dados no âmbito do projeto, permitindo a caraterização, de dimensão nacional, das PTD em uso nos AE em Portugal e seus efeitos nos processos de gestão educacional e de comunicação

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Teodósio Valadas, Universidade do Algarve

Sandra T. Valadas é Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve.

Diretora da licenciatura em Ciências da Educação e da Formação e subdiretora do mestrado em Ciências da Educação, tem experiência de gestão aos mais diversos níveis. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais nos últimos anos e publicado artigos e capítulos de livros, principalmente na área da educação de adultos e psicologia educacional, quer em periódicos internacionais, quer nacionais. Integra o júri de avaliação de Relatórios Científicos Finais de Projetos em Ciências da Educação (2020-2022) e o Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento (2021) na área de Ciências da Educação, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Preciosa Fernandes , Universidade do Porto

Professora Associada na FPCE, Universidade do Porto

Investigadora no CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Luana Muchacho , Universidade do Algarve

Estudante de Mestrado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

Isabel Fialho , Universidade de Évora

Professora Auxiliar na Escola de Ciências Sociais

Investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Universidade de Évora, Portugal

Carla Vilhena , Universidade do Algarve

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

01.08.2024

Como Citar

TEODÓSIO VALADAS, Sandra; FERNANDES , Preciosa; MUCHACHO , Luana; FIALHO , Isabel; VILHENA , Carla. Plataformas e tecnologias digitais: estudo piloto de um questionário destinado a agentes educativos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6041104, 2024. DOI: 10.14244/198271996041. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6041. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01