Remida e as escolas de Reggio Emilia: por uma reciclagem criativa de materiais de descarte - entrevista com Eloisa Di Rocco
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6924Palavras-chave:
Remida, Sustentabilidade, Reciclagem, Escolas de Reggio EmiliaResumo
Nesta entrevista, Eloisa Di Rocco, atelierista e coordenadora de formação e pesquisa do projeto Remida da Fundação Reggio Children, situada na cidade de Reggio Emilia, norte da Itália, aborda sua trajetória profissional focando os desafios do trabalho a frente do Centro Remida, fundado em 1996 com a intenção de fornecer às escolas de educação infantil (nido e scuola dell’infanzia) da cidade de Reggio Emilia, materiais não estruturados de modo a enriquecer os contextos educacionais. Vinculado a esta perspectiva, o Remida se propõe transformar o material de descarte em ‘material intelectual’, ou seja, uma ‘reciclagem criativa’ (Remida, 2024) que envolve sustentabilidade e pesquisa dando ao material de descarte uma outra identidade que os distancia de um olhar pejorativo como algo inútil e imperfeito. Elosia narra os desafios de implementação e manutenção do Remida e, ao mesmo tempo, a beleza do processo de exploração, problematização e ressignificação do material de descarte. Aborda também o seu trabalho como formadora tendo em vista a ampliação do projeto para outros contextos e para além de Reggio Emilia. O Remida está localizado no Edifício Ex Caffari, gerido pela Fundação Reggio Children, onde recebe a visita das escolas e, em momentos específicos, acolhe a comunidade.
Métricas
Referências
BARBIERI, Nicola S.; CAMPAGNOLO, Roberta. Asili nido e servizi educativi per la prima infanzia in Italia: lineamenti storici, fondamenti pedagogici, modalità operative. Padova: CLEUP, 2015.
BORGHI, Batista. Quinto; FRABBONI, Franco. Loris Malaguzzi e la scuola a nuovo indirizzo. Bergamo: Zeroseiup, 2017.
EDWARDS, Carolyn Pope; GANDINI, Lella. The Reggio Emilia approach to early child- hood education. In: ROOPNARINE, J. L. et al. (org.). Handbook of International Perspectives on Early Childhood Education. New York London: Routledge, 2018. p. 365–378
LORENZI, Ombretta.; BORGHI, Ettore.; CANOVI, Antonio. Una storia presente: l’esperienza delle scuole comunali dell’infanzia a Reggio Emilia. Reggio Emilia: Corsiero editore, 2020.
REMIDA. Il centro di riciclaggio creativo. Fondazione Reggio Children. Reggio Emila, 2024. Disponível em: https://www.remida.org/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-09