Estigma e deficiência na escola: a perspectiva dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5547Palavras-chave:
cResumo
Ao longo da história, as pessoas com deficiência foram alvo do preconceito, da discriminação e exclusão social. Na contemporaneidade, apesar da emergência de políticas educacionais inclusivas que buscam garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação de pessoas com deficiência na escola comum, é possível encontrar, no cotidiano escolar, barreiras que as deixam às margens dos processos educativos. Partindo do modelo social da deficiência e do pressuposto de que a criança é um ator social, este artigo objetivou problematizar as relações entre estigma e deficiência no cotidiano escolar, a partir das perspectivas das crianças com deficiência que vivenciam tais situações. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de geração de dados entrevistas semiestruturadas com seis estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental de duas escolas de um município de Santa Catarina. A análise dos relatos mostrou que as barreiras atitudinais vivenciadas pelos estudantes são produzidas nas interações com colegas, professores e decorrem, em alguns casos, da própria dinâmica escolar excludente. A experiência da estiigmatização leva os estudantes a se perceberem como incapazes, inferiores ou ‘diferentes’ dos demais colegas, provocando seu distanciamento e isolamento, reforçando sua condição de marginalização e reproduzindo desigualdades em um ambiente que se afirma inclusivo.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14