Estigma e deficiência na escola: a perspectiva dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5547

Palavras-chave:

c

Resumo

Ao longo da história, as pessoas com deficiência foram alvo do preconceito, da discriminação e exclusão social. Na contemporaneidade, apesar da emergência de políticas educacionais inclusivas que buscam garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação de pessoas com deficiência na escola comum, é possível encontrar, no cotidiano escolar, barreiras que as deixam às margens dos processos educativos. Partindo do modelo social da deficiência e do pressuposto de que a criança é um ator social, este artigo objetivou problematizar as relações entre estigma e deficiência no cotidiano escolar, a partir das perspectivas das crianças com deficiência que vivenciam tais situações. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de geração de dados entrevistas semiestruturadas com seis estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental de duas escolas de um município de Santa Catarina. A análise dos relatos mostrou que as barreiras atitudinais vivenciadas pelos estudantes são produzidas nas interações com colegas, professores e decorrem, em alguns casos, da própria dinâmica escolar excludente. A experiência da estiigmatização leva os estudantes a se perceberem como incapazes, inferiores ou ‘diferentes’ dos demais colegas, provocando seu distanciamento e isolamento, reforçando sua condição de marginalização e reproduzindo desigualdades em um ambiente que se afirma inclusivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane Berri Riegel, Secretaria de Educação de Massaranduba (SC)

Mestre em Educação pela Universidade
Regional de Blumenau (FURB).
Graduada em Pedagogia pelo Centro
Universitário de Jaraguá do Sul. Orientadora
Pedagógica e Coordenadora da
Educação Especial na Secretaria de Educação
de Massaranduba - SC.

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora e mestre em Educação: Psicologia
da Educação pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo – PUC/
SP. Graduada em Ciências Sociais pela
Universidade de São Paulo - USP. Docente
do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Regional
de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

BERRI RIEGEL, Ariane; SOARES WUO, Andrea. Estigma e deficiência na escola: a perspectiva dos estudantes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5547114, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5547. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5547. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14