Estigma e deficiência na escola: a perspectiva dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5547Palavras-chave:
cResumo
Ao longo da história, as pessoas com deficiência foram alvo do preconceito, da discriminação e exclusão social. Na contemporaneidade, apesar da emergência de políticas educacionais inclusivas que buscam garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação de pessoas com deficiência na escola comum, é possível encontrar, no cotidiano escolar, barreiras que as deixam às margens dos processos educativos. Partindo do modelo social da deficiência e do pressuposto de que a criança é um ator social, este artigo objetivou problematizar as relações entre estigma e deficiência no cotidiano escolar, a partir das perspectivas das crianças com deficiência que vivenciam tais situações. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de geração de dados entrevistas semiestruturadas com seis estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental de duas escolas de um município de Santa Catarina. A análise dos relatos mostrou que as barreiras atitudinais vivenciadas pelos estudantes são produzidas nas interações com colegas, professores e decorrem, em alguns casos, da própria dinâmica escolar excludente. A experiência da estiigmatização leva os estudantes a se perceberem como incapazes, inferiores ou ‘diferentes’ dos demais colegas, provocando seu distanciamento e isolamento, reforçando sua condição de marginalização e reproduzindo desigualdades em um ambiente que se afirma inclusivo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ariane Berri Riegel, Andrea Soares Wuo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14