A função da escola do campo no acesso à leitura

Autores

  • Magdiele Lucas Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Magali de Moraes Menti Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994953

Palavras-chave:

c

Resumo

O desempenho dos jovens brasileiros nas avaliações institucionais, principalmente no que se refere à leitura, mostra que ainda temos muitos desafios a superar. Soma-se a isso o fato, evidenciado pelo Censo da Educação básica 2019, de que não alcançamos a igualdade no acesso dos estudantes a recursos básicos para a aprendizagem, como sinal de internet e bibliotecas ou salas de leitura nas escolas. Os estudantes do campo são diretamente afetados pela falta de recursos financeiros, tecnológicos e estruturais que dificultam seu acesso ao conhecimento historicamente construído e sua interação com o outro, tornando necessária a busca por formas alternativas de garantir o direito à educação, previsto na Constituição Federal. Esse estudo estabelece por objetivo principal refletir sobre as contribuições da leitura como meio de interação entre o aluno do campo e o mundo, essencial para a sua formação integral e autônoma. Os resultados da pesquisa mostram que a leitura se constitui como ferramenta de resistência e de luta contra a desigualdade social; contribui significativamente para a autonomia e atuação do sujeito no mundo; amplia o acesso do estudante ao conhecimento de mundo; é uma excelente opção de lazer. Além disso, mostra que a escola é a principal porta de acesso do aluno do campo à leitura e ao mundo que ela apresenta – humano, artístico, cultural, científico – real ou fictício – através do qual se pode aprender e no qual se pode atuar transformando realidades.

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Biografia do Autor

Magdiele Lucas Ferreira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal de Palmares do Sul/RS.

Magali de Moraes Menti , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui mestrado e doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003/2006). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

21.07.2024

Como Citar

LUCAS FERREIRA, Magdiele; DE MORAES MENTI , Magali. A função da escola do campo no acesso à leitura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e495376, 2024. DOI: 10.14244/198271994953. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4953. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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