Ensino de matemática em escola hospitalar: Princípios da teoria dos campos conceituais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6391

Palavras-chave:

Ensino de matemática em ambiente hospitalar., Aluno gravemente enfermo, Estruturas aditivas.

Resumo

Objetivo: identificar como os princípios da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (TCC) encontram-se presentes nas aulas de matemática ministradas para alunos do 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental e que encontram-se em tratamento hospitalar prolongado. Métodos: Pesquisa de cunho exploratório com caráter misto. Foram analisados os conteúdos de 171 aulas de Matemática ministradas pelos professores da escola hospitalar para alunos do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano de 2019. O relato das aulas foi obtido do banco de dados da escola hospitalar. O processo de análise foi realizado através da utilização dos conceitos de análise de conteúdo descritos por Bardin. Resultados: O processo de exploração de dados levou à criação de 14 categorias intermediárias que após serem analisadas sob o princípio da Teoria dos Campos Conceituais foram posteriormente reduzidas para quatro categorias principais, nomeadas de Situações de História, Situações de Variedade, Forma Predicativa e Invariantes Operatórios, que compõem a TCC. Conclusões: A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi observada nos relatos sobre o desenvolvimento das habilidades de comparação de números naturais, construção de conceitos, cálculos e resolução de problemas que envolviam adição, além da comparação de quantidades, assim como, na valorização da utilização da linguagem oral para exposição das resoluções dos exercícios e de conhecimentos dos seus alunos/pacientes. O que indica que as formas predicativa e operatória de conhecimento se fazem presentes.

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Biografia do Autor

Clayton Espirito Santo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Clayton do Espirito Santo, Licenciado em Matemática (1995), Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1997), Doutor em ciências no curso de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2022), docente efetivo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atua como docente no  ensino Fundamental e Médio desde 1995 e como docente de Ensino Superior desde 1999, participa do grupo de pesquisa sobre
Integração de Alunos Enfermos às Escolas Regulares, grupo Coordenado pela Doutora Amália Neide Covic.

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

ESPIRITO SANTO, Clayton; COVIC, Amália Neide. Ensino de matemática em escola hospitalar: Princípios da teoria dos campos conceituais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6391118, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6391. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6391. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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