Gestão escolar e famílias dos educandos da rede pública de ensino na cidade de Viçosa - MG
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995598Palavras-chave:
cResumo
A escola é considerada fonte de integração e regeneração do homem na sociedade, sendo necessário vislumbrar a importância da relação escola, família e sociedade como propulsora da relação ensino e aprendizagem. Neste artigo, objetivamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma instituição pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG), verificando como/se ocorre seu envolvimento no âmbito escolar, e qual o entendimento de ambos sobre participação escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. O estudo contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar e cinquenta e seis (56) famílias dos educandos, que responderam a um questionário on-line. Dessa forma, podemos conhecer e analisar as diversas situações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivíduo tomado isoladamente, como de grupos e comunidades mais complexas. Conforme resultados obtidos por meio de questões levantadas aos profissionais da gestão e às famílias, observamos que tais relações contribuem para a formação de caráter do indivíduo, por meio do aprendizado compartilhado entre pessoas significativas nesse meio cotidiano. Portanto, constatamos que a união desses eixos educacionais influenciam diretamente na educação dos educandos e, por conseguinte, no seu sucesso escolar.
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Copyright (c) 2024 Valdirene Eliane Bailon de Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Maria de Lourdes Mattos Barreto
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