Gestão escolar e famílias dos educandos da rede pública de ensino na cidade de Viçosa - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995598

Palavras-chave:

c

Resumo


A escola é considerada fonte de integração e regeneração do homem na sociedade, sendo necessário vislumbrar a importância da relação escola, família e sociedade como propulsora da relação ensino e aprendizagem. Neste artigo, objetivamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma instituição pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG), verificando como/se ocorre seu envolvimento no âmbito escolar, e qual o entendimento de ambos sobre participação escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. O estudo contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar e cinquenta e seis (56) famílias dos educandos, que responderam a um questionário on-line. Dessa forma, podemos conhecer e analisar as diversas situações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivíduo tomado isoladamente, como de grupos e comunidades mais complexas. Conforme resultados obtidos por meio de questões levantadas aos profissionais da gestão e às famílias, observamos que tais relações contribuem para a formação de caráter do indivíduo, por meio do aprendizado compartilhado entre pessoas significativas nesse meio cotidiano. Portanto, constatamos que a união desses eixos educacionais influenciam diretamente na educação dos educandos e, por conseguinte, no seu sucesso escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV – Viçosa/MG. Integrante dos grupos de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa “Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação”(GEPPFOR), do DPE / UFV.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR) na UFV - Viçosa/MG.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do grupo de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV.

Downloads

Publicado

29.07.2024

Como Citar

ELIANE BAILON DE SOUZA, Valdirene; MÁRCIA ANDRADE VAZ DE MELLO, Rita; DE LOURDES MATTOS BARRETO, Maria. Gestão escolar e famílias dos educandos da rede pública de ensino na cidade de Viçosa - MG. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e559894, 2024. DOI: 10.14244/198271995598. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5598. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-04-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29