Metodologias ativas em tempos de crise: estratégias de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6120Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Metodologias significativas, Estratégias de conhecimento, Tempos de criseResumo
Com o propósito de obter êxito no processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios em tempos de crise em virtude do da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença por ele causada, o Covid-19, em que a sala de aula se torna um lócus de potencial contágio, teve-se de forma emergencial uma transformação na forma de ensinar. Tal fato traz consigo a necessidade de utilizar metodologias ativas e significativas, fundamentadas nos princípios da pedagogia interativa, trazendo à tona o estudante como protagônico, por meio de experiências sentidas e vividas. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de metodologias ativas como estratégias de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem em tempos de crise. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, configurando-a como de abordagem qualitativa. Em relação à coleta de dados, adotou-se a pesquisa bibliográfica na obtenção de dados primários e a aplicação de questionário para os dados secundários. Com esse estudo, concluiu-se que foram necessárias e imprescindíveis mudanças na forma de ensino-aprendizagem em tempos de crise, utilizando as ferramentas tecnológicas como suporte, protagonizando o aluno, permitindo formas diferenciadas na busca de conhecimentos, sendo esse, o “novo normal” no âmbito educacional.
Métricas
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, [S.L], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 129-152.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 2117, de 06 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020.
CARMO, Renata de Oliveira Souza; FRANCO, Aléxia Pádua. Da Docência Presencial à Docência Online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, [S.L.], v. 35, p. 1-29, 2019.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa & Projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 335 p.
G1. Puxado por EUA, mundo tem recorde de mortes por Covid. G1, 2021. Disponível em:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/13/eua-registram-recorde-de-quase-4500-mortes-por-covid-19-em-24-horas-diz-universidade.ghtml. Acesso em 14 jan. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 355 p.
GLASSER, William. Teoria da Escolha: uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.
HODGES, Charles. MOORE, Stephanie. LOCKEE, Barb. TRUST, Torrey. BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 2020. Disponível em: https://
er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 09 jan. 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.
OMS. Coronavirus disease 2019 (2019). Situation Report – 51. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em 15 de junho de 2020.
PARANHOS, W. R.; WILLERDING, I. A. V. ; LAPOLLI, E. M. . PRÁTICAS DOCENTES: possibilidades do uso da Pedagogia da Autonomia em tempos de pandemia. In: Andréia de Bem Machado; Vera Regina Lúcio. (Org.). Escola, currículo e tecnologias: desafios e possibilidades para a prática pedagógica. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. 1, p. 255-266.
RIBEIRO, Raimunda Heveline. CAVALCANTE, Sueli Maria. ANDRIOLA, Wagner Bandeira. SERRA, Antônio Barros. Gestão de aprendizagem no ensino a distância em instituição de Ensino Superior brasileira sob a ótica dos fatores críticos de sucesso. Revista Paidéi@ – Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 11, n. 19, 2019.
SALES , Daniela P.; VIÉGAS. , Deracilde S. S.; SILVA, Laise F. B.; SILVA, Andrew A.; LIMA, Boaz T.; LOPES, Ilda M. S. Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem em Escolas de Alternância. Revista ESPACIOS, v. 40, n. 23, s/p. 2019.
SOTO-ACOSTA, Pedro. COVID-19 Pandemic: shifting digital transformation to a high-speed gear. Information Systems Management, UK v. 37, n.4, 260-266.
SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais. Sociedade do Conhecimento. Comunicação & Sociedade, [S.L.], v. 27, n. 45, p. 11-22, 2006.
UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION] COVID-19 Educational disruption and response. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: http:// www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363. Acesso em: 12 jan. 2021.
WILLERDING, Inara Antunes Vieira; LAPOLLI, Édis Mafra. Educação empreendedora: o uso da criatividade na formação do profissional do século XXI. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani; LEBLER, Cristiane Dall’ Cortivo; SOUZA, Marcio Vieira de (org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2020. p. 181-195.
XIAO, Chunchen and Yi Li. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda. Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist, 2020. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china. Acesso em 09 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Roslindo Paranhos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25