Compreensão de docentes do ensino fundamental sobre sustentabilidade socioecológica rumo à aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5622

Palavras-chave:

c

Resumo

Devido a atual situação de emergência planetária, a educação para a sustentabilidade socioecológica necessita estar presente nos currículos e práticas docentes do ensino fundamental. A utilização de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas pode se mostrar como uma alternativa na construção do pensamento crítico dos indivíduos rumo a uma sociedade mais sustentável. Objetiva-se investigar neste estudo a percepção de docentes do ensino fundamental da Escola Estadual Clara Camarão sobre domínio e abordagem da sustentabilidade socioecológica rumo a uma aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi usada a coleta de dados com 16 docentes por meio de um questionário on-line via Google Forms, focando-se na compreensão mais abrangente de seus pensamentos sobre sustentabilidade na prática educativa. A análise de dados, embasada no suporte teórico, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que os docentes têm contemplado muito pouco a discussão da sustentabilidade socioecológica a partir da aprendizagem baseada em problemas, demonstrando certa fragilidade da formação inicial e/ou continuada dos docentes sobre a abordagem da sustentabilidade socioecológica. Conclui-se que embora as formações dos docentes sobre a temática tenham se mostrado insuficientes, constatou-se que os docentes estão dispostos a dinamizar a aprendizagem sobre sustentabilidade socioecológica na escola por meio da aprendizagem baseada em problemas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25.10.2024

Como Citar

SILVA DO VALE GUEDES, Alline; PEDRO DA SILVA, Valdenildo. Compreensão de docentes do ensino fundamental sobre sustentabilidade socioecológica rumo à aprendizagem baseada em problemas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5622146, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5622. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5622. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-08
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25