A produção de texto no livro didático destinado à educação de jovens e adultos

Autores

  • Rafaela Merli
  • Andreia Santana Departamento de Letras Vernáculas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994893

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro “Caminhar e Transformar” (Ferreira, 2013) - destinado às séries finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal análise foi elaborada uma ficha baseada em três pontos centrais: o atendimento ao gênero proposto e as suas especificidades, o desenvolvimento do estudante enquanto sujeito e a interação em sala de aula. A elaboração da ficha teve como base a concepção de ensino presente nos documentos oficiais e a contribuição de autores que trabalham com o livro didático, com o ensino e com a linguagem, entre eles Kleiman (2012), Marcuschi (2008), Bunzen (2011) e Bakhtin (1981). Este artigo é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que estes são trabalhados durante toda a unidade temática, o que é positivo para a aprendizagem dos estudantes. No entanto, percebeu-se também que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram ignorados, o que traz prejuízos para que os estudantes transitem habilmente entre um gênero e outro

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Biografia do Autor

Andreia Santana , Departamento de Letras Vernáculas

Departamento de Letras Vernáculas

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Publicado

19.07.2024

Como Citar

MERLI , Rafaela; SANTANA , Andreia. A produção de texto no livro didático destinado à educação de jovens e adultos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e489375, 2024. DOI: 10.14244/198271994893. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4893. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-07-19