A produção de texto no livro didático destinado à educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994893Palavras-chave:
cResumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro “Caminhar e Transformar” (Ferreira, 2013) - destinado às séries finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal análise foi elaborada uma ficha baseada em três pontos centrais: o atendimento ao gênero proposto e as suas especificidades, o desenvolvimento do estudante enquanto sujeito e a interação em sala de aula. A elaboração da ficha teve como base a concepção de ensino presente nos documentos oficiais e a contribuição de autores que trabalham com o livro didático, com o ensino e com a linguagem, entre eles Kleiman (2012), Marcuschi (2008), Bunzen (2011) e Bakhtin (1981). Este artigo é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que estes são trabalhados durante toda a unidade temática, o que é positivo para a aprendizagem dos estudantes. No entanto, percebeu-se também que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram ignorados, o que traz prejuízos para que os estudantes transitem habilmente entre um gênero e outro
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela Merli , Andreia Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-18
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-19