Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
REVEDUC
Sobre a revista
Conselho Editorial
Equipe editorial
Histórico do periódico
Avaliação
Políticas e Práticas Editoriais
Boas práticas editoriais
Indexadores
Qualis
Sobre o sistema OJS-PKP
Pesquisadores colaboradores na avaliação dos manuscritos
Edições
Atual
Anteriores
Submissões
Template e documentos
Diretrizes para autores
Orientação para proposição de dossiês temáticos
Avisos
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 1 (2012)
v. 6 n. 1 (2012)
Tema:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Publicado:
29.05.2012
A Revista
CARTA AO LEITOR
Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
1
PDF
LETTER TO THE READER
Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
2
PDF
APRESENTAÇÃO
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
3-5
PDF
INTRODUCTION
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
6-8
PDF
Artigos
A COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adair Mendes Nacarato
9-26
PDF
A MATEMÁTICA E O LUGAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DA PEDAGOGIA
Eliane Maria Vani Ortega, Vinício de Macedo Santos
27-43
PDF
CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS
Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Sandra Aparecida Fraga da Silva
44-66
PDF
A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA
Regina Célia Grando, Luana Toricelli
67-90
PDF
EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Cláudio José de Oliveira
91-103
PDF
LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO
Maria Pilar Ruesga Ramos, Gilda Lisbôa Guimarães
104-128
PDF
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO
Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Diaine Susara Garcez da Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Patrícia Sandalo Pereira
129-147
PDF
COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA
Antonio Carlos de Souza, Celi Espasandin Lopes
148-159
PDF
A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA NA INFÂNCIA
Celi Espasandin Lopes
160-174
PDF
O ENSINO APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
175-187
PDF
NÚMEROS DECIMAIS NA SALA DE AULA: OS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Anelisa Kisielewski Esteves, Neusa Maria Marques de Souza
188-205
PDF
CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
206-222
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: REVISITANDO FIGURAS PLANAS COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA
Marinês Yole Poloni, Nielce Meneguelo Lobo da Costa
223-242
PDF
"SIGA OS EXEMPLOS" DOS ALUNOS: APRENDIZAGENS EM AULAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS NO 4o. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maiza Lamonato, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
243-265
PDF
Ensaios
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria de Lurdes Marquês Serrazina
266-283
PDF
QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
284-298
PDF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Mauro Carlos Romanatto
299-311
PDF
Relatos de Experiência
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO: OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mie Kato Yokomizo, Keli Cristina Conti, Dione Lucchesi de Carvalho
312-321
PDF
A HISTÓRIA, O LÚDICO E AS ATIVIDADES DE ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.
Amanda Gonçalves Ribeiro, Naysa Crystine Nogueira Oliveira, Wellington Lima Cedro
322-341
PDF
UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS
Adelaide Carreira
342-357
PDF
Estudo de Caso
ESTUDO DE CASO: COMO DUAS CRIANÇAS PASSAM A COMPREENDER A COMBINATÓRIA A PARTIR DE INTERVENÇÕES?
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos
358-382
PDF
Resenhas
ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN
Fernanda Marsaro dos Santos
383-387
PDF
CULTURAS INFANTIS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ESTÁGIO E PESQUISA
Elina Elias Macedo
388-391
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Italiano
Deutsch
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Enviar Submissão
Enviar Submissão