UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS

Autores

  • Adelaide Carreira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199329

Resumo

 

Descrevemos a concepção e a aplicação em Portugal de um projeto extracurricular – “O Continhas” – concebido e orientado simultaneamente para os alunos da pré-escola e dos quatro primeiros anos de escolaridade e para os seus respetivos docentes, o qual, em ambiente lúdico e descontraído, transmitisse às crianças participantes ideias, conceitos e métodos da matemática, procurando encorajar nelas a criação de pensamento lógico-abstrato e, em paralelo, interessá-las e aproximá-las, de maneira rigorosa, mas divertida, de uma disciplina que tanta resistência e rejeição costuma provocar. Instrumentos centrais do projeto são os seus “Objetos de Aprendizagem”, idealizados visando a aquisição de conhecimento conceptual e formal de matemática e o espertar da oralidade, do raciocínio abstrato e da capaciade de cálculo. Relatamos particularmente a experiência da aplicação do projeto em uma escola pública, inserida em uma zona ocupada por uma população imigrante de baixa renda. Em uma instituição com um aproveitamento escolar bastante inferior à media nacional, a matemática era alvo de um amplo desapreço; em um meio com sérias carências, comuns à instituição e ao alunado, os comportamentos desviantes faziam parte da experiência quotidiana. A aplicação do projeto promoveu alterações positivas nos procedimentos individuais e inter-pessoais dos alunos, implicando uma série de melhorias perceptíveis na sua conduta social e no seu dsempenho escolar global.

Palavras-chave: Brincando a matemática; Estimulação cognitiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adelaide Carreira, Universidade do Minho

Docente no Departamento de Matemática da Faculdade de CIências da Universidade de Lisboa -Portugal e na Academia Militar de Lisboa; Membro do Centro de Investigação "Centro de Matemática da Universidade" do Minho

 

 

Downloads

Publicado

29.05.2012

Como Citar

CARREIRA, Adelaide. UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 342–357, 2012. DOI: 10.14244/19827199329. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/329. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-03-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-27
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29