COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199404Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou o desenvolvimento profissional de educadoras da Infância em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo constituído por um pesquisador e seis professoras que lecionam para Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas das redes municipais de Educação das cidades de Suzano e Mogi das Cruzes, ambas no estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa citada acima incluem identificar os conceitos e os procedimentos mobilizados pelas professoras participantes para resolver problemas de Combinatória e Probabilidade e os recursos didático-pedagógicos utilizados para inserir a Educação Estatística em suas aulas. Os dados para a pesquisa foram construídos a partir de entrevistas com as professoras, do desenvolvimento de atividades realizadas em dez encontros do grupo e da elaboração e aplicação de uma atividade docente que contivesse ideias relacionadas aos estudos realizados pelo grupo. A esse trabalho, realizado por uma das professoras do grupo ao abordar ideias de Combinatória com sua turma de 24 alunos, com idades entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, referem-se as atividades aqui apresentadas e discutidas.
Palavras-chave: Educação estatística; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Educação Infantil.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-25
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29