COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA

Autores

  • Antonio Carlos de Souza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199404

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou o desenvolvimento profissional de educadoras da Infância em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo constituído por um pesquisador e seis professoras que lecionam para Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas das redes municipais de Educação das cidades de Suzano e Mogi das Cruzes, ambas no estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa citada acima incluem identificar os conceitos e os procedimentos mobilizados pelas professoras participantes para resolver problemas de Combinatória e Probabilidade e os recursos didático-pedagógicos utilizados para inserir a Educação Estatística em suas aulas. Os dados para a pesquisa foram construídos a partir de entrevistas com as professoras, do desenvolvimento de atividades realizadas em dez encontros do grupo e da elaboração e aplicação de uma atividade docente que contivesse ideias relacionadas aos estudos realizados pelo grupo. A esse trabalho, realizado por uma das professoras do grupo ao abordar ideias de Combinatória com sua turma de 24 alunos, com idades entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, referem-se as atividades aqui apresentadas e discutidas.

Palavras-chave: Educação estatística; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Educação Infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

SOUZA, A. C. de; LOPES, C. E. COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 148–159, 2012. DOI: 10.14244/19827199404. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/404. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-25
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29