Desempenho motor, competência em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994781

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Habilidade Motora.

Resumo

O presente estudo de caráter transversal, oriundo de uma pesquisa de mestrado, teve como objetivo principal investigar o desempenho motor em um grupo de estudantes do Ensino Fundamental I classificados em níveis inferiores das provas de competências em leitura, escrita e aritmética. Participaram da pesquisa alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo, de ambos os sexos com idades entre 7 e 11 anos. Foram avaliados os 104 participantes por meio de três provas referentes à leitura, escrita e aritmética a fim de se obter o grupo amostral deste trabalho. Respectivamente, foram empregadas como avaliações a Prova de Escrita sob Ditado versão reduzida – PED-vr, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP e a Prova de Aritmética – PA. O grupo final foi de 35 alunos, composto por aqueles que apresentaram, em qualquer uma das provas, pontuação padrão entre 70 e 84, considerada baixa, ou pontuação padrão abaixo de 70, considerada muito baixa. Esse grupo foi então avaliado pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, para verificação do desempenho motor. Os resultados apontaram que houve grande concentração de alunos com baixa competência nas provas de leitura, escrita e aritmética nas classificações inferiores e muito inferiores da EDM. As correlações entre as provas acadêmicas e a EDM foram mais evidenciadas entre as áreas de organização temporal e espacial. Conclui-se que os alunos que apresentaram baixa competência nas provas avaliadas também mostraram resultados piores no desempenho motor.

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Biografia do Autor

Ana Rita Avelino Amorim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós?Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, SP, Brasil.

Cibelle Albuquerque De La Higuera Amato, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Semiótica e Linguistica Geral.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. É pesquisadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina desde 1993. Atualmente é docente do Curso de Aprimoramento Profissional em Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância HC-FMUSP e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Décio Brunoni , Universidade Presbiteriana Mackenzie


Doutorado em Ciências Biológicas (Genética).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2004. Desenvolve pesquisas genético-clinicas e epidemiológicas em defeitos congênitos, doenças genéticas e distúrbios do desenvolvimento.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B.

Francisco Rosa Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Medicina da Educação Física e do Esporte.
Universidad de Zaragoza, U.Z., Espanha. Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Córdoba (Espanha). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano - UDESC.

Silvana Maria Blascovi-Assis

Doutorado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, em regime de tempo integral, onde implantou e coordenou o Curso de Fisioterapia entre 02/2007 a 02/2011. É docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento orientando pesquisas de Mestrado desde 2002 e Doutorado desde 2009. Atualmente é coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento (DINTER) na Instituição Promotora (UPM), em parceria com o Centro Universitário Cesmac de Maceió, Alagoas

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Publicado

15.07.2022

Como Citar

RITA AVELINO AMORIM, Ana; ALBUQUERQUE DE LA HIGUERA AMATO, Cibelle; BRUNONI , Décio; GOTUZO SEABRA, Alessandra; ROSA NETO, Francisco; MARIA BLASCOVI-ASSIS, Silvana. Desempenho motor, competência em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental I. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4781009, 2022. DOI: 10.14244/198271994781. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4781. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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