Remição de pena pela leitura no Rio de Janeiro: possibilidades e avanços
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994763Parole chiave:
Remição de pena, Leitura, Escrita, Execução Penal.Abstract
Neste trabalho apresentamos um mapeamento das atividades envolvidas no projeto de remição de pena pela leitura, desenvolvido nas unidades prisionais do Rio de Janeiro. Atualmente, três instituições são responsáveis pela condução dessas atividades: Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), que atua em unidades de privação de liberdade masculinas e femininas, Associação Elas Existem, incumbida das práticas com mulheres transgênero e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), na unidade em que cumprem pena ex-policiais militares e os chamados milicianos. Entre os objetivos estão: Verificar o progresso das atividades realizadas em números de remições concedidas; identificar os tipos de obras lidas prioritariamente nos três grupos e considerar as percepções dos coordenadores dos projetos envolvidos são objetivos desse artigo. Para isso, metodologicamente, analisamos documentos das instituições e empreendemos entrevistas abertas com os sujeitos mencionados. Analisamos a legislação pertinente ao tema, ressaltando que não há alteração da LEP (Lei de Execução Penal), para obrigatoriedade da prática. Percebe-se inicialmente que, apesar de haver resistência quanto às ações, realizadas em parceria com a SEAP/RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro), cresce o número de dias remidos, mas os efeitos da proposta de formação de leitores e autores encontram maiores complexidades, merecedoras de análises posteriores mais aprofundadas. Como resultado parcial, porém, verificamos algumas tensões entre a possibilidade de remição pela leitura e a perspectiva punitivista do campo penitenciário, além de identificarmos ausência da sistematização das informações sobre as práticas em questão.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Sandra Maciel. Educação de mulheres e jovens privadas de liberdade: um estudo de abordagem etnográfica. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
BAPTISTA, Myrian Veras. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 109, p. 179-199, jan./mar. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282012000100010. Acesso em: 10 ago. 2020.
BERNARDO, Gustavo. Redação inquieta. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
BRASIL. Lei nº 12433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 10 ago 2020.
BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Portaria Conjunta nº 276, de 20 de junho de 2012. Disciplina o Projeto da Remição pela Leitura no Sistema Penitenciário Federal. Brasília, DF: DEPEN, 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/portaria-conjunta-jf-depen.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Relatórios analíticos do Estado do Rio de Janeiro. Brasília, DF: Sistema de Informações do Departamento Penitenciário (SISDEPEN), jun. 2017. Disponível em http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatorios-analiticos/RJ/rj. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Recomendação nº 69, de 7 de maio de 2019. Dispõe sobre a necessidade de observância, pelos membros do Ministério Público, dos artigos 126 a 129 da Lei nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal - LEP), para que também fomentem ações voltadas ao oferecimento de cursos e disponibilização de livros às pessoas privadas de liberdade e dá outras providências. Brasília, DF: CNMP, 2019. Disponível em http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Recomendacoes/Recomendao-69.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, p. [81]-90, 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701. Acesso em: 20 dez. 2020.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 1994.
DAVIS, Angela Y. A democracia da abolição: para além do império, das prisões e da tortura. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ELBERT, Carlos.. Sociedade sem prisões. [S. l.], 1 out. 2011. Disponível em http://sociedadesemprisoes.blogspot.com/2011/10/carlos-elbert.html. Acesso em 15 dez. 2020.
FELITTI. Guilherme. O bicho que pega dentro da cadeia. 22 mar. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/o-bicho-que-pega-dentro-da-cadeia/. Acesso em: 06 ago. 2020.
FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/index.php/o-que-e-extensao. Acesso em: 06 ago. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FUNDO BRASIL. Associação Elas Existem: LER – Leitura, Existência, Resistência. [S..l.], [201-]. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/projeto/associacao-elas-existem-mulheres-encarceradas/. Acesso em: 10 ago. 2020.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.
HERINGER, Carolina. Projeto em presídios troca leitura de livros por redução de penas. O Globo, Rio de Janeiro, jun. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/projeto-em-presidios-troca-leitura-de-livros-por-reducao-de-penas-23743459. Acesso em: 10 ago. 2020.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan./abr., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n98/1678-7110-ccedes-36-98-00025.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 15. ed. Campinas, SP: Pontes, 2013.
MELO, Vanusa Maria de. Aproveitando brechas: experiências com cinema em escolas prisionais do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes: 1994.
MOTA, Jorge Alexandre Salvador. Glossário de palavras e expressões utilizadas por facções criminosas e presas. Registrado na Fundação Biblioteca Nacional, Escritório de Direitos Autorais, reg. n°. 419734, Livro 784, fl. 394, em 03/01/2008, Rio de Janeiro. Disponível em: https://docplayer.com.br/72549176-Glossario-de-palavras-e-expressoes-utilizada-por-faccoes-criminosas-e-presos.html. Acesso em 17 dez. 2020.
ONOFRE, Elenice Camarosano. O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2011.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
PETIT, Congresso Internacional dos Editores de Buenos Aires. Mesa Redonda: “Estratégias para a construção de leitores”. Asolectura, Bogotá, n 4, abril, 2005.
SANTOS, Marcelo; LEITE, Luciana de Paiva Vilhena. Leitura e (re)ssocialização: as práticas de mediação pela leitura. Leitura em Revista, Rio de Janeiro, n. 12, dez. 2017. Disponível em: https://iiler.puc-rio.br/leituraemrevista/index.php/LER/article/view/154/5. Acesso em: 06 ago. 2020.
SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária (Rio de Janeiro). Resolução SEAP nº 621, de 01 de julho de 2016. Institui no âmbito do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, a remição de leitura. Rio de Janeiro: SEAP, 2016. Disponível em: https://seguro.mprj.mp.br/documents/10227/17427961/resolucao_seap_n_621_de_01_de_julho_de_2016.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.
UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Plano de ação – extensão e cultura. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes da Unirio, 2017. Disponível em: http://www.unirio.br/unidades-academicas-1/letraseartes/escoladeletras/o-leitor-como-protagonista. Acesso em: 06 ago. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-27
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24