O projeto clube do livro nas instituições penais: os contributos da leitura às pessoas aprisionadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994684

Palavras-chave:

c

Resumo

Visando a ressocialização das pessoas aprisionadas é preciso articular medidas alternativas para a remição de pena, de modo a minimizar a reincidência criminal. Considerando que a leitura é algo que contribui para o processo de reintegração social, o objetivo deste estudo é analisar o projeto clube do livro, como ele é implementado nas instituições penais, de maneira a conhecer as dificuldades, assim como seus  contributos às pessoas privadas de liberdade, na ótica dos profissionais envolvidos no seu implemento. Com este intento foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas aplicadas a dois profissionais envolvidos com o citado projeto. Após a análise dos dados obtidos neste instrumento, foi possível elencar as categorias de análise, as quais evidenciam os contributos do projeto às pessoas aprisionadas, tais como: melhoria da autoestima,  ampliação da visão de mundo, desenvolvimento da cidadania, redução da ociosidade, melhoria nas relações interpessoais, atenuação dos preconceitos, entre outros. As principais dificuldades identificadas no implemento do projeto foram o rodízio das pessoas encarceradas e a falta de maior credibilidade do projeto por parte dos funcionários e agentes socioeducacionais. Este fato, em específico, alerta para a necessidade de terem ciência dos benefícios da leitura, sendo devidamente preparados e sensibilizados, de maneira a promover a leitura no contexto prisional. Em suma, tem-se a necessidade de se direcionar políticas públicas coerentes às necessidades da população carcerária, e de se promover a leitura enquanto instrumento pujante de reintegração social.

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Publicado

26-06-2024

Como Citar

MARQUES , D. .; MICHELETTI SANTINI, C. .; QUEIROZ , V. .; MARQUES DE CASTRO LEÃO, A. . O projeto clube do livro nas instituições penais: os contributos da leitura às pessoas aprisionadas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e468463, 2024. DOI: 10.14244/198271994684. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4684. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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