Imaginação e criação em Vigotski: (re)significação da produção literária na alfabetização de crianças
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4202Resumo
Enfocam-se neste artigo as relações entre imaginação e criação na infância e as possibilidades de produção literária em sala de aula. Para isso, realizou-se um estudo sobre a obra Imaginação e criação na infância, de Lev S. Vigotski, ancorado na perspectiva da psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2009a, 2007b, 2008c) e uma revisão bibliográfica de obras e artigos científicos que tratem de temáticas correlatas. Apresentam-se autores como Smolka (2012), Pino (2005a, 2006b), Guimarães (2017), Silva (2006) e Cruz (2011) e problematizam-se algumas questões: quais as relações entre imaginação e criação na infância, qual o conceito vigotskiano de imaginação, como a linguagem contribui para esse processo e quais são os principais conceitos apresentados pelo autor. Constatou-se a estreita relação entre os processos de imaginação e criação para a infância e a necessidade das escolas propiciarem espaços e tempos adequados em seus currículos para que as crianças possam vivenciar esse processo de produção literária, desde a educação infantil e ciclo de alfabetização. Também compreendemos a importância da realização de mais estudos sobre essa temática que identifiquem quais e como as práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento das funções superiores na infância, assim, a pesquisa de campo apresenta-se como uma futura proposta de estudo em relação ao tema desse artigo.
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