As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6188

Mots-clés :

Prática pedagógica, Aprendizagem escolar, Pensamento complexo

Résumé

Esse texto traz a experiência como um acontecimento de sentido, conforme proposto por Jorge Larrosa, como uma alternativa ao modelo de ensino comumente reproduzido nas instituições de Educação. O pesquisador pensa o ensino a partir da subjetividade, dimensão esta que a razão monolítica e crítica tentou afastar das práticas pedagógicas. Promover uma nova forma de pensar o ensino não é tarefa fácil, mas necessária, como demonstra Edgar Morin, quando fala da urgência da reforma do pensamento e do ensino, através do modo de pensar complexo, que apresenta como alternativa ao modo de pensar simplista produzido pelo cartesianismo. À luz dos fundamentos do Pensamento Complexo, dos princípios da experiência e do papel da linguagem no ensino de Ciências, esse ensaio traz a emergência de uma possibilidade de ensino que subverte os paradigmas tradicionais, ciente das dificuldades de tal desafio, mas igualmente ciente de sua necessidade, como tentativa de construir novos sentidos para o ensino, especialmente nas aulas de Física, em que, embora muitas sejam as possibilidades desse campo do saber, especialmente considerando os avanços das tecnologias nas práticas sociais, segue direcionada aos exames e vestibulares do país, muitas vezes distante de “sentido” para os estudantes.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Verena Santos Andrade Ferreira, IFBA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia, Campus Salvador e doutoranda em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de Pesquisa GEPECC (Grupo de Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). É pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado da Bahia, Campus Jequié e professora da Faculdade Pitágoras, na mesma cidade.

Références

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da Complexidade e Educação: razão apaixonada e politização do Pensamento. 2ª ed. Curitiba, Appris. 2017.

BÁRCENA, Fernando. La experiencia reflexiva em la educación. Barcelona: Paidós, 2005.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Documentos de Cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986. Disponível em: https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf. Acesso em: 20 fev.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar.2022.

CANÁRIO, Rui. A escola: das promessas às incertezas. Educação Unisinos, v. 12, n. 02, p.73-81 Maio-agosto 2008. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5309. Acesso em: 15 set.2019.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32, n. 94, p.43-55, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 de setembro de 2020.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/aequivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf. Acesso em: 17 set.2019.

LARROSA, Jorge Bondía. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: 23 mar. 2021.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação, v. 11, n. 19. p.20-28, Jan-abr 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 20 fev.2018.

MOREIRA, Marcos Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p.73-80, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152679. Acesso em: 17 mai.2021

MOREIRA, Marcos Antônio. Aprendizagem significativa subversiva. Série Estudos. Campinas, n.21, jun.2006. Disponível em: www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/289/142. Acesso em 20 jul.2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 22ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2011.

PAGNI, Pedro. Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, P. A.; GELAMO, R. P. (Org.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. Marília: Poiesis Editora, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Téléchargements

Publiée

2024-10-25

Comment citer

SANTOS ANDRADE FERREIRA, Verena. As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6188160, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6188. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6188. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-19
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.