As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6188

Palabras clave:

Prática pedagógica, Aprendizagem escolar, Pensamento complexo

Resumen

Esse texto traz a experiência como um acontecimento de sentido, conforme proposto por Jorge Larrosa, como uma alternativa ao modelo de ensino comumente reproduzido nas instituições de Educação. O pesquisador pensa o ensino a partir da subjetividade, dimensão esta que a razão monolítica e crítica tentou afastar das práticas pedagógicas. Promover uma nova forma de pensar o ensino não é tarefa fácil, mas necessária, como demonstra Edgar Morin, quando fala da urgência da reforma do pensamento e do ensino, através do modo de pensar complexo, que apresenta como alternativa ao modo de pensar simplista produzido pelo cartesianismo. À luz dos fundamentos do Pensamento Complexo, dos princípios da experiência e do papel da linguagem no ensino de Ciências, esse ensaio traz a emergência de uma possibilidade de ensino que subverte os paradigmas tradicionais, ciente das dificuldades de tal desafio, mas igualmente ciente de sua necessidade, como tentativa de construir novos sentidos para o ensino, especialmente nas aulas de Física, em que, embora muitas sejam as possibilidades desse campo do saber, especialmente considerando os avanços das tecnologias nas práticas sociais, segue direcionada aos exames e vestibulares do país, muitas vezes distante de “sentido” para os estudantes.

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Biografía del autor/a

Verena Santos Andrade Ferreira, IFBA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia, Campus Salvador e doutoranda em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de Pesquisa GEPECC (Grupo de Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). É pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado da Bahia, Campus Jequié e professora da Faculdade Pitágoras, na mesma cidade.

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

SANTOS ANDRADE FERREIRA, V. As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6188160, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6188. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6188. Acesso em: 1 nov. 2024.

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