As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6188

Palabras clave:

Prática pedagógica, Aprendizagem escolar, Pensamento complexo

Resumen

Esse texto traz a experiência como um acontecimento de sentido, conforme proposto por Jorge Larrosa, como uma alternativa ao modelo de ensino comumente reproduzido nas instituições de Educação. O pesquisador pensa o ensino a partir da subjetividade, dimensão esta que a razão monolítica e crítica tentou afastar das práticas pedagógicas. Promover uma nova forma de pensar o ensino não é tarefa fácil, mas necessária, como demonstra Edgar Morin, quando fala da urgência da reforma do pensamento e do ensino, através do modo de pensar complexo, que apresenta como alternativa ao modo de pensar simplista produzido pelo cartesianismo. À luz dos fundamentos do Pensamento Complexo, dos princípios da experiência e do papel da linguagem no ensino de Ciências, esse ensaio traz a emergência de uma possibilidade de ensino que subverte os paradigmas tradicionais, ciente das dificuldades de tal desafio, mas igualmente ciente de sua necessidade, como tentativa de construir novos sentidos para o ensino, especialmente nas aulas de Física, em que, embora muitas sejam as possibilidades desse campo do saber, especialmente considerando os avanços das tecnologias nas práticas sociais, segue direcionada aos exames e vestibulares do país, muitas vezes distante de “sentido” para os estudantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Verena Santos Andrade Ferreira, IFBA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia, Campus Salvador e doutoranda em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de Pesquisa GEPECC (Grupo de Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). É pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado da Bahia, Campus Jequié e professora da Faculdade Pitágoras, na mesma cidade.

Citas

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da Complexidade e Educação: razão apaixonada e politização do Pensamento. 2ª ed. Curitiba, Appris. 2017.

BÁRCENA, Fernando. La experiencia reflexiva em la educación. Barcelona: Paidós, 2005.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Documentos de Cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986. Disponível em: https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf. Acesso em: 20 fev.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar.2022.

CANÁRIO, Rui. A escola: das promessas às incertezas. Educação Unisinos, v. 12, n. 02, p.73-81 Maio-agosto 2008. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5309. Acesso em: 15 set.2019.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32, n. 94, p.43-55, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 de setembro de 2020.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/aequivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf. Acesso em: 17 set.2019.

LARROSA, Jorge Bondía. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: 23 mar. 2021.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação, v. 11, n. 19. p.20-28, Jan-abr 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 20 fev.2018.

MOREIRA, Marcos Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p.73-80, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152679. Acesso em: 17 mai.2021

MOREIRA, Marcos Antônio. Aprendizagem significativa subversiva. Série Estudos. Campinas, n.21, jun.2006. Disponível em: www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/289/142. Acesso em 20 jul.2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 22ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2011.

PAGNI, Pedro. Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, P. A.; GELAMO, R. P. (Org.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. Marília: Poiesis Editora, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

SANTOS ANDRADE FERREIRA, V. As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6188160, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6188. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6188. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-19
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25