A presencialidade em um Small Open Online Course

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6145

Palavras-chave:

Presencialidade, Performance pedagógica, Fluência tecnológico-pedagógica, Recursos educacionais abertos

Resumo

A Educação a Distância exige uma performance pedagógica que consiga estabelecer presencialidade, a fim de manter a interação no processo ensino-aprendizagem por meio das tecnologias educacionais em rede. Desse modo, embasado na presencialidade, de Axt (2006), e no Modelo Comunidade de Inquirição, dos autores Garrison, Anderson e Archer (2000), este estudo é o resultado de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo propósito foi o de analisar como acontece a presencialidade entre os participantes do Small Open Online Course: ‘REA: Educação para o Futuro’, oferecido por uma universidade pública para professores da educação básica do estado do Rio Grande do Sul. Como metodologia, realizou-se um Estudo de Caso, sendo os dados analisados pelo método da Análise Textual Discursiva, que se divide nas fazes da unitarização, da categorização e do novo emergente, tomando-se como categorias a Presença Social, a Presença Cognitiva e a Presença de Ensino, do Modelo Comunidade de Inquirição. Os resultados apontam para essas categorias como a base para a presencialidade, além da necessidade do desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica. Conclui-se que o Modelo Comunidade de Inquirição, com as suas três presenças, por meio da interação dialógica, potencializa a Fluência Tecnológico-Pedagógica e a presencialidade, e, consequentemente, ambas potencializam o conhecimento, a produção e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na graduação em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTer).

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria. A presencialidade em um Small Open Online Course. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6145181, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6145. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6145. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-08-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.