A presencialidade em um Small Open Online Course
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6145Palavras-chave:
Presencialidade, Performance pedagógica, Fluência tecnológico-pedagógica, Recursos educacionais abertosResumo
A Educação a Distância exige uma performance pedagógica que consiga estabelecer presencialidade, a fim de manter a interação no processo ensino-aprendizagem por meio das tecnologias educacionais em rede. Desse modo, embasado na presencialidade, de Axt (2006), e no Modelo Comunidade de Inquirição, dos autores Garrison, Anderson e Archer (2000), este estudo é o resultado de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo propósito foi o de analisar como acontece a presencialidade entre os participantes do Small Open Online Course: ‘REA: Educação para o Futuro’, oferecido por uma universidade pública para professores da educação básica do estado do Rio Grande do Sul. Como metodologia, realizou-se um Estudo de Caso, sendo os dados analisados pelo método da Análise Textual Discursiva, que se divide nas fazes da unitarização, da categorização e do novo emergente, tomando-se como categorias a Presença Social, a Presença Cognitiva e a Presença de Ensino, do Modelo Comunidade de Inquirição. Os resultados apontam para essas categorias como a base para a presencialidade, além da necessidade do desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica. Conclui-se que o Modelo Comunidade de Inquirição, com as suas três presenças, por meio da interação dialógica, potencializa a Fluência Tecnológico-Pedagógica e a presencialidade, e, consequentemente, ambas potencializam o conhecimento, a produção e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA).
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