A presencialidade em um Small Open Online Course
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6145Palavras-chave:
Presencialidade, Performance pedagógica, Fluência tecnológico-pedagógica, Recursos educacionais abertosResumo
A Educação a Distância exige uma performance pedagógica que consiga estabelecer presencialidade, a fim de manter a interação no processo ensino-aprendizagem por meio das tecnologias educacionais em rede. Desse modo, embasado na presencialidade, de Axt (2006), e no Modelo Comunidade de Inquirição, dos autores Garrison, Anderson e Archer (2000), este estudo é o resultado de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo propósito foi o de analisar como acontece a presencialidade entre os participantes do Small Open Online Course: ‘REA: Educação para o Futuro’, oferecido por uma universidade pública para professores da educação básica do estado do Rio Grande do Sul. Como metodologia, realizou-se um Estudo de Caso, sendo os dados analisados pelo método da Análise Textual Discursiva, que se divide nas fazes da unitarização, da categorização e do novo emergente, tomando-se como categorias a Presença Social, a Presença Cognitiva e a Presença de Ensino, do Modelo Comunidade de Inquirição. Os resultados apontam para essas categorias como a base para a presencialidade, além da necessidade do desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica. Conclui-se que o Modelo Comunidade de Inquirição, com as suas três presenças, por meio da interação dialógica, potencializa a Fluência Tecnológico-Pedagógica e a presencialidade, e, consequentemente, ambas potencializam o conhecimento, a produção e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA).
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rogério Tubias Schraiber, Elena Maria Mallmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03