Conhecimento profissional docente para o ensino de geometria evidenciado em uma síntese da literatura
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271995858Mots-clés :
Formação continuada, Prática reflexiva, Apropriação do conhecimento, Geometria.Résumé
Este artigo tem como objetivos apresentar uma síntese de literatura, incluindo os conceitos de prática reflexiva e formação continuada de professores de Matemática, com enfoque sobre o ensino de Geometria, e discutir como a ferramenta teórica Knowledge Quartet (KQ) pode ser capaz de contribuir com tais processos. Para tal, analisa-se 12 artigos, sendo 5 deles referentes ao KQ, 3 à Prática Reflexiva e 4 à Formação de Professores, selecionados nas bases de dados Scielo, ERIC, PsycINFO e Web of Science. Eles são submetidos a uma análise vertical, discutindo-os individualmente, e a uma análise horizontal, na qual são contrapostos entre si. Os resultados mostram que os estudos envolvendo o Knowledge Quartet se direcionam à formação inicial de professores e ao conteúdo de aritmética, que essa ferramenta se apresenta em consonância com a prática reflexiva e é adaptável a outros contextos formativos, níveis de ensino e conteúdos matemáticos, e que, embora a prática reflexiva deva ser desenvolvida desde a formação inicial, sua ocorrência se dá mais expressivamente na formação continuada. Portanto, existem potencialidades para que estudos contemplando o KQ como ferramenta de análise e desenvolvimento da prática reflexiva em processos de formação continuada de professores direcionados ao ensino de Geometria sejam realizados no Brasil.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Natalia Nascimben Delmondi Munhoz, Vinícius Pazuch 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-12-08
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03