Conhecimento profissional docente para o ensino de geometria evidenciado em uma síntese da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995858

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática reflexiva, Apropriação do conhecimento, Geometria.

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar uma síntese de literatura, incluindo os conceitos de prática reflexiva e formação continuada de professores de Matemática, com enfoque sobre o ensino de Geometria, e discutir como a ferramenta teórica Knowledge Quartet (KQ) pode ser capaz de contribuir com tais processos. Para tal, analisa-se 12 artigos, sendo 5 deles referentes ao KQ, 3 à Prática Reflexiva e 4 à Formação de Professores, selecionados nas bases de dados Scielo, ERIC, PsycINFO e Web of Science. Eles são submetidos a uma análise vertical, discutindo-os individualmente, e a uma análise horizontal, na qual são contrapostos entre si. Os resultados mostram que os estudos envolvendo o Knowledge Quartet se direcionam à formação inicial de professores e ao conteúdo de aritmética, que essa ferramenta se apresenta em consonância com a prática reflexiva e é adaptável a outros contextos formativos, níveis de ensino e conteúdos matemáticos, e que, embora a prática reflexiva deva ser desenvolvida desde a formação inicial, sua ocorrência se dá mais expressivamente na formação continuada. Portanto, existem potencialidades para que estudos contemplando o KQ como ferramenta de análise e desenvolvimento da prática reflexiva em processos de formação continuada de professores direcionados ao ensino de Geometria sejam realizados no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Nascimben Delmondi Munhoz, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Linha de pesquisa: Formação de Professores que ensinam Matemática. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Professor no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, das Licenciaturas Interdisciplinares e da Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

03.08.2024

Como Citar

MUNHOZ, Natalia Nascimben Delmondi; PAZUCH, Vinícius. Conhecimento profissional docente para o ensino de geometria evidenciado em uma síntese da literatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5858106, 2024. DOI: 10.14244/198271995858. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5858. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-12-08
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.