Conhecimento profissional docente para o ensino de geometria evidenciado em uma síntese da literatura

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995858

Schlagworte:

Formação continuada, Prática reflexiva, Apropriação do conhecimento, Geometria.

Abstract

Este artigo tem como objetivos apresentar uma síntese de literatura, incluindo os conceitos de prática reflexiva e formação continuada de professores de Matemática, com enfoque sobre o ensino de Geometria, e discutir como a ferramenta teórica Knowledge Quartet (KQ) pode ser capaz de contribuir com tais processos. Para tal, analisa-se 12 artigos, sendo 5 deles referentes ao KQ, 3 à Prática Reflexiva e 4 à Formação de Professores, selecionados nas bases de dados Scielo, ERIC, PsycINFO e Web of Science. Eles são submetidos a uma análise vertical, discutindo-os individualmente, e a uma análise horizontal, na qual são contrapostos entre si. Os resultados mostram que os estudos envolvendo o Knowledge Quartet se direcionam à formação inicial de professores e ao conteúdo de aritmética, que essa ferramenta se apresenta em consonância com a prática reflexiva e é adaptável a outros contextos formativos, níveis de ensino e conteúdos matemáticos, e que, embora a prática reflexiva deva ser desenvolvida desde a formação inicial, sua ocorrência se dá mais expressivamente na formação continuada. Portanto, existem potencialidades para que estudos contemplando o KQ como ferramenta de análise e desenvolvimento da prática reflexiva em processos de formação continuada de professores direcionados ao ensino de Geometria sejam realizados no Brasil.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Natalia Nascimben Delmondi Munhoz, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Linha de pesquisa: Formação de Professores que ensinam Matemática. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Professor no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, das Licenciaturas Interdisciplinares e da Licenciatura em Matemática.

Veröffentlicht

2024-08-03

Zitationsvorschlag

MUNHOZ, Natalia Nascimben Delmondi; PAZUCH, Vinícius. Conhecimento profissional docente para o ensino de geometria evidenciado em uma síntese da literatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5858106, 2024. DOI: 10.14244/198271995858. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5858. Acesso em: 21 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-12-08
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.