Contação de história associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de Inglês

Auteurs

  • Marina Camargo Mincato Colégio La Salle Carmo - Caxias do Sul
  • Maria Luisa Spicer-Escalante Utah State University
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle https://orcid.org/0000-0001-6156-7121

DOI :

https://doi.org/10.14244/198271994915

Mots-clés :

Contação de histórias, Lúdico, Língua Inglesa.

Résumé

O presente artigo visa analisar quais as contribuições que uma prática de ensino fundamentada em uma abordagem lúdica a partir da contação de histórias pode proporcionar para a aprendizagem da Língua Inglesa no 1º Ano do Ensino Fundamental. Tomando-se por base a história The Very Hungry Caterpillar, do autor Eric Carle (1996), o estudo contempla atividades lúdicas em duas turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, sendo uma delas que tem a Língua Inglesa como componente curricular na rede privada de Caxias do Sul, e a outra em uma escola pública de Porto Alegre no âmbito do Projeto BIBLIOTECA VIVA: espaço de apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Buscou-se, ainda, identificar os resultados da aprendizagem dos alunos nas duas realidades, comparando as possibilidades das escolas pública e privada. Com a execução da prática de ensino, evidenciou-se que, independentemente dos recursos disponíveis ou do espaço na grade curricular, o ensino de Língua Estrangeira, no caso a Língua Inglesa, pode acontecer sim no contexto escolar, seja ele público ou privado, uma vez que os alunos, mesmo não dispondo de conhecimento prévio, atingiram os objetivos previamente estipulados a partir do trabalho com os conteúdos propostos em sintonia com a contação de uma história de forma lúdica.

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Bibliographies de l'auteur

Marina Camargo Mincato, Colégio La Salle Carmo - Caxias do Sul

Mestre em Educação.

Maria Luisa Spicer-Escalante, Utah State University

Ph.D., Spanish Applied Linguistics and Second Language Acquisition, University of Illinois at Urbana -Champaign.

Vera Lucia Felicetti , Universidade La Salle

Pós-doutorado em Educação Superior.

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Publiée

2021-11-30

Comment citer

MINCATO, Marina Camargo; SPICER-ESCALANTE, Maria Luisa; FELICETTI , Vera Lucia. Contação de história associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de Inglês. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4915060, 2021. DOI: 10.14244/198271994915. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4915. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

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Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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