IA generativa em competências discursivas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6680Palavras-chave:
IA generativa, Transliteracia, Competências Discursivas, Educação BásicaResumo
O presente estudo, de natureza exploratória, propõe reflexões sobre o impacto de Inteligência Artificial (IA) generativa – ChatGPT, Bard e assemelhados – em processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação básica brasileira. O objetivo principal deste estudo foi tecer uma aproximação teórica entre os gêneros de discurso bakhtinianos e o conceito de transletramento, ressaltando o impacto do uso de IAs generativas no desenvolvimento de competências comunicacionais. Com esse enfoque, são apresentados e discutidos tópicos sobre os fundamentos históricos da inteligência artificial e os efeitos disruptivos decorrentes do uso de chats generativos na produção discursiva na esfera pública. Na sequência, são apresentados modelos de IAs generativas associados a propostas de práticas pedagógicas relacionadas às habilidades do componente Língua Portuguesa descritas na BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Propõe-se, a partir desses elementos, um uso situado das IAs generativas com ênfase no desenvolvimento de competências conversacionais e linguísticas almejadas para a área de linguagem nesta etapa da aprendizagem escolar. Como considerações finais, o estudo destaca a necessidade de se produzir estudos consistentes e em larga escala que investiguem sobre o impacto do uso de IAs para além das questões éticas, enfatizando suas implicações em práxis pedagógicas e nos processos de desenvolvimento cognitivo, os quais tem o poder de causar efeitos positivos e negativos na efetiva aprendizagem observada na educação básica.
Métricas
Referências
ADIGUZEL, T.; KAYA, M. H.; CANSU, F. K.. Revolucionando a educação com IA: Explorando o potencial transformador do ChatGPT. Tecnologia Educacional Contemporânea, v. 15, n. 3, pág. ep429, 2023.
ADAMOPOULOU, E.; MOUSSIADES, L.. Chatbots: History, technology, and applications. Machine Learning with Applications, v. 2,- p. 100006, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666827020300062. Acesso em 10 jan. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022. Brasília, DF: Inep, 2022a.
BRASIL. Matriz de Letramento em Leitura. 2022b. disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2018/pisa2018-matriz_referencia_leitura_traduzida.pdf Acesso em 02 e jan. de 2024.
BAKHTIN, M.(1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes
BILGRAM V.; LAARMANN F. Accelerating Innovation with Generative AI: AI-augmented Digital Prototyping and Innovation Methods. in: IEEE Engineering Management Review, 2023.
BOLZAN, D. B.. A importância do trabalho com a escrita argumentativa para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes: a construção e aplicabilidade da produção textual no Ensino Médio. 2023.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em 02 de jan. de 2024.
CARLEO, G., et al., Machine learning and the physical sciences. Reviews of Modern Physics, vol. 91, no. 4, pp. 045002, 2019.
FRAU-MEIGS, D.. Transletramento: operar a transição digital e o domínio das culturas da informação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 61-73, 2014.
FERRARI, A. Digital competence in practice: An anlysis of frameworks. Sevilla: JRC IPTS. DOI: 10.2791/82116), 2012.
GILL, S. S. et al. Efeitos transformadores do ChatGPT na educação moderna: Era Emergente dos Chatbots de IA. Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos , v. 4, p. 19-23, 2024.
GOMES, R. S.; GOMES, M. S.; SILVA, Luciana Kraemer da. Gêneros discursivos e tecnologias cognitivas. Prolíngua. João Pessoa, PB:
JOHNSON, G. B.Percepções dos alunos sobre a sala de aula invertida . 2013. Tese de Doutorado. Universidade da Colúmbia Britânica.
KATOCH, S., S. CHAUHAN E KUMAR, V. A review on genetic algorithm: past present and future. Multimedia Tools and Applications, vol. 80, pp. 8091-8126, 2021.
LASSALVIA, C. S. C. Transletramento, metaletramento e letramentos transmidiáticos: produção de sentidos nas travessias entre linguagens, tecnologia e sociedade. 2022. Tese de Doutorado. [sn].
LÉVY, P. Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento da Era da Informática. São Paulo: edutora 34, 1998.
LUO Y.et al., Natural language to visualization by neural machine translation. In: IEEE Trans. Vis. Comput. Graphics, vol. 28, no. 1, pp. 217-226, Jan. 2022.
OLIVEIRA, L. et al. A inteligência artificial na educação: ameaças e oportunidades para o ensino-aprendizagem. 2023.
MISHRA M.; SRIVASTAVA, M. A view of Artificial Neural Network. In: 2014 International Conference on Advances in Engineering & Technology Research (ICAETR -2014), 2014.
MADDIGAN P.; SUSNJAK T. Chat2VIS: Generating Data Visualizations via Natural Language Using ChatGPT, Codex and GPT-3 Large Language Models. In: IEEE Access, vol. 11, pp. 45181-45193, 2023.
NGGUYEN, L. Integrating the Probabilistic Uncertainty to Fuzzy Systems in Fuzzy Natural Logic., 12th International Conference on Knowledge and Systems Engineering (KSE), pp. 142-146, 2020.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 10 jan. 2024.
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, p. e209940, 2019.
SILVA, L. L. da. Desenvolvimento da competência comunicativa: um processo de coconstrução de conhecimento sobre a comunicação humana. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 71–78, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1061. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1061. Acesso em: 9 jan. 2024.
SILVA, V. L. da et al. Ética e responsabilidade na era da inteligência artificial: aprendizagem digital no chat GPT. 2023.
TEIXEIRA, J. O que é Inteligência Artificial. E-galaxia, 2019.
TENÓRIO, A. M. M. O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. LínguaTec, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/linguatec.v3.n2.a3291. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3291. Acesso em: 10 jan. 2024.
UHRIG, R. E. Introduction to artificial neural networks. In: Proceedings of IECON '95 -21st Annual Conference on IEEE Industrial Electronics.
University of Louisiana at Lafayette. Generative AI & ChatGPT. 2023. Disponível em: https://distancelearning.louisiana.edu/teach-online-hybrid/best-practices-online-education/generative-ai. Acesso em: 20 dez. 2023.
WYK, V., ADARKWAH, M. M. A., e AMPONSAH, S. (2023). Why All the Hype about ChatGPT? Academics’ Views of a Chat-based Conversational Learning Strategy at an Open Distance e-Learning Institution. Open Praxis, 15(3), pp. 214–225. DOI: https://doi.org/10.55982/ openpraxis.15.3.563 https://search.informit.org/doi/pdf/10.3316/informit.378033000103803
XAVIER, A. C.; SANTOS, C. F. O texto eletrônico e os gêneros de discurso. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 4, n. 1-, 2000.
ZAWACKI-RICHTER, O. et al. Revisão sistemática de pesquisas sobre aplicações de inteligência artificial no ensino superior – onde estão os educadores?. Revista Internacional de Tecnologia Educacional no Ensino Superior , v. 16, n. 1, pág. 1-27, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alba Loiola, Andreia Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes, Roges Horacio Grandi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13