Letramento Digital e Educação: Revisão sistemática de artigos em língua portuguesa no período 2015-2019
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994422Resumo
Este trabalho teve como objetivo aprofundar estudos sobre o letramento digital e sua relação com as dimensões de ensino e aprendizagem, por meio de uma investigação sobre o que tem sido pesquisado sobre esse assunto na educação, em publicações em língua portuguesa. Utilizou-se a revisão sistemática como método de pesquisa, com busca de artigos no Portal de Periódicos Capes e no Google Acadêmico. Os critérios de inclusão para a coleta foram: artigos sobre temas educacionais, escritos em Português, disponibilizados no período entre 2015 e 2019, com o termo letramento digital, literacia digital ou alfabetização digital no título, publicados em revistas revisadas por pares, disponíveis para download gratuito. Os artigos foram classificados por ano de publicação, periódico, universidade de afiliação do autor principal, Unidade da Federação, região da universidade e palavras-chave. Feita a organização e a documentação dos dados, elaboraram-se uma análise quantitativa e uma qualitativa. Foram selecionados 98 trabalhos, sendo a maioria deles de periódicos das áreas de Educação e Letras, Linguagem e Linguística. A partir da leitura dos resumos, os artigos foram classificados em cinco categorias, como segue: propostas de inovação, atividades em ambientes digitais, reflexões e análises documentais, pesquisas com professores e alunos. Os artigos analisados apresentam contribuições relevantes para a investigação científica na área do letramento digital e para os professores em formação inicial e em serviço.
Palavras-chave: Letramento digital, Revisão sistemática, Educação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20