Remida e as escolas de Reggio Emilia: por uma reciclagem criativa de materiais de descarte - entrevista com Eloisa Di Rocco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6924

Palabras clave:

Remida, Sustentabilidade, Reciclagem, Escolas de Reggio Emilia

Resumen

Nesta entrevista, Eloisa Di Rocco, atelierista e coordenadora de formação e pesquisa do projeto Remida da Fundação Reggio Children, situada na cidade de Reggio Emilia, norte da Itália, aborda sua trajetória profissional focando os desafios do trabalho a frente do Centro Remida, fundado em 1996 com a intenção de fornecer às escolas de educação infantil (nido e scuola dell’infanzia) da cidade de Reggio Emilia, materiais não estruturados de modo a enriquecer os contextos educacionais. Vinculado a esta perspectiva, o Remida se propõe transformar o material de descarte em ‘material intelectual’, ou seja, uma ‘reciclagem criativa’ (Remida, 2024) que envolve sustentabilidade e pesquisa dando ao material de descarte uma outra identidade que os distancia de um olhar pejorativo como algo inútil e imperfeito. Elosia narra os desafios de implementação e manutenção do Remida e, ao mesmo tempo, a beleza do processo de exploração, problematização e ressignificação do material de descarte. Aborda também o seu trabalho como formadora tendo em vista a ampliação do projeto para outros contextos e para além de Reggio Emilia. O Remida está localizado no Edifício Ex Caffari, gerido pela Fundação Reggio Children, onde recebe a visita das escolas e, em momentos específicos, acolhe a comunidade.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Diretor do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei). Professor Associado IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Universidade Federal de São Carlos. 

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Doutora em Educação, Pedagoga; Pós-doutora pela UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália; Pós-doutora pela UniRoma 3, Roma/Itália. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, PPGE, campus de São Carlos/São Paulo), Docente Associada do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, Diretora do Cfei  - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Professora do Curso de Pedagogia da UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil. Membro da Rede Pikler Brasil.

Citas

BARBIERI, Nicola S.; CAMPAGNOLO, Roberta. Asili nido e servizi educativi per la prima infanzia in Italia: lineamenti storici, fondamenti pedagogici, modalità operative. Padova: CLEUP, 2015.

BORGHI, Batista. Quinto; FRABBONI, Franco. Loris Malaguzzi e la scuola a nuovo indirizzo. Bergamo: Zeroseiup, 2017.

EDWARDS, Carolyn Pope; GANDINI, Lella. The Reggio Emilia approach to early child- hood education. In: ROOPNARINE, J. L. et al. (org.). Handbook of International Perspectives on Early Childhood Education. New York London: Routledge, 2018. p. 365–378

LORENZI, Ombretta.; BORGHI, Ettore.; CANOVI, Antonio. Una storia presente: l’esperienza delle scuole comunali dell’infanzia a Reggio Emilia. Reggio Emilia: Corsiero editore, 2020.

REMIDA. Il centro di riciclaggio creativo. Fondazione Reggio Children. Reggio Emila, 2024. Disponível em: https://www.remida.org/

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. Remida e as escolas de Reggio Emilia: por uma reciclagem criativa de materiais de descarte - entrevista com Eloisa Di Rocco. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6924212, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6924. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6924. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A educação de crianças em contextos escolares: estudos de uma rede de colaboração científica Brasil e Europa
##plugins.generic.dates.received## 2024-12-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-09

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.