Dossier Presentation: Educational policies and formative perspectives post covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996517

Keywords:

Educational Policies, Formative perspectives post covid-19

Abstract

Dossier Educational Policies and Formative Perspectives Post Covid-19.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação pela UNICAMP; mestre em Educação pela PUC-SP e licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq) e membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "Teoria Crítica, Política e Formação", " Hermenêutica Objetiva e Educação" e “Ensino não presencial emergencial na era da computação ubíqua: análise comparativa dos processos formativos de alunos universitários brasileiros e alemães em tempos de COVID-19”.

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CEETEPS)

Realizou pós-doutorado no Departamento de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). É professora e pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Está associada e participa do Grupo Teoria Crítica e Formação Ético-Política (UFSCar/CNPq), do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Lapplane-Unicamp/CNPq), do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE-UNESP) e do Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (CEETEPS).

Artieres Estevão Romeiro, Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Brasil), mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Interamericana de Educação Superior (OUI - Canadá). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Brasil. Atualmente é professor pesquisador do Departamento de Ciências da Educação e Diretor Geral de Projeção e Desenvolvimento Institucional da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL – Equador). É professor do programa de pós-graduação do Departamento de Educação da UTPL, coordenador do Areté - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (UTPL) e membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e formação ético-política (UFSCar/CNPQ).

References

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão o novo proletariado de serviços na era digital. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRUNNER, Jose Joaquim, LABRAÑA, Julio, RODRÍGUEZ-PONCE, Emilio, GANGA, Francisco. Variedades de capitalismo académico: un marco conceptual de análisis. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(35), 2021.

CASASSUS, Juan. Una introducción a la educación emocional. RELAPAE (7), 2017, pp 121-130.

CEPAL. Panorama social da América Latina e Caribe (2022). Disponível em: https://www.cepal.org/es/publicaciones/48518-panorama-social- america-latina-caribe-2022-la-transformacion-la-educacion-como. Acesso em: 20 abr. 2023.

CHAMAYOU, Grégoire. La société ingouvernable. Un généalogie du libéralisme autoritaire. Paris: La fabrique, 2018.

DARDOT, Pierre, LAVAL, Christian. La nouvelle raison du monde. Essai sur la société néolibérale. París: Éditions la Découverte, 2009.

HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns – Band 1: Handlungsrationalität und gesellschaftliche Rationalisierung. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1981a.

HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns - Band 2: Zur Kritik der funktionalistischen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1981b.

HABERMAS, Jürgen. Faktizität und Geltung: Beiträge zur Diskurstheorie des Rechtis und des demokratischen Rechitstaats. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1992.

HABERMAS, Jürgen. Die Einbeziehung des Anderen – Studien zur politischen Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1996.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

STANDIG, Guy. O Precariado: a nova classe perigosa. São Paulo, Autêntica Editora, 2013.

UNESCO. Strategy for Technical and Vocational Education and Training (TVET) (2016- 2021). Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/tvet.pdf. Acesso em: ago. 2021.

UNESCO. TIC para o desenvolvimento sustentável. Recomendações de políticas públicas que garantem direitos. 2019. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Montevideo/images/Policy_Paper_TICDesarroll o_Sostenible_PT.pdf. Acesso em: ago. 2021.

Published

2023-08-29

How to Cite

GOMES, L. R. .; BATISTA, S. S. dos S. .; ROMEIRO, A. E. . Dossier Presentation: Educational policies and formative perspectives post covid-19. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e6517043, 2023. DOI: 10.14244/198271996517. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6517. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier Educational Policies and Post-Covid-19 Formative Perspectives
##plugins.generic.dates.received## 2023-07-24
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29

Most read articles by the same author(s)