Empreendedorismo, improvisação pedagógica e políticas públicas de educação: a nova agenda pós-Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996142Palavras-chave:
Improvisação pedagógica, Empreendedorismo, Política educacional, Covid-19.Resumo
No contexto do século XXI, observa-se uma crescente ênfase na preparação para o empreendedorismo e a inovação, acompanhada pela utilização cada vez mais preponderante das tecnologias de informação e comunicação, especialmente na educação básica e ensino superior. A pandemia de Covid-19 acelerou a promoção de uma agenda tecnoliberal, caracterizada pela improvisação pedagógica e pela incorporação das tecnologias como instrumentos de gerenciamento da realidade educativa. Neste contexto, como a formação empreendedora e a improvisação pedagógica afetam a formação? Este estudo apresenta uma abordagem analítica de cunho crítico-dialético, visando a desvendar os matizes ideológicos que permeiam a educação empreendedora, bem como suas conexões intrínsecas com o papel desempenhado pelo corpo docente e a adoção de ferramentas tecnológicas digitais no contexto pós-pandêmico. O estudo enfatiza a lacuna existente no que tange aos alicerces filosóficos que deveriam fundamentar a formação para o empreendedorismo. Simultaneamente, realça a iminente necessidade de formulação de políticas públicas que fomentem uma incorporação crítica da tecnologia, tanto por parte de educadores quanto dos estudantes, almejando uma utilização eficaz no âmbito educativo. O texto sublinha a importância de uma abordagem crítica no ensino do empreendedorismo e destaca a necessidade de uma reflexão sobre processos de pseudoformação no panorama educativo que se delineia no cenário pós-Covid-19.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor. Teoría de la Seudocultura. Disponible en: https://www.proletarios.org/books/Horkheimer-Teoria_de_la_seudocultura.pdf. Acceso en ago. 2022.
ADORNO, Theodor.; HORKEHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Traducción Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
CARREHER, Shawn; WELSH, Dianne. Global Entrepreneurship. Iwoa: Kendall Hunt Publishing. 2015.
INICIARTE, A., PAREDES-CHACÍN, A. J., y ZAMBRANO, L. M. Teaching and technologies in times of covid-19 pandemic. Utopia y Praxis Latinoamericana, 25(Extra 8), 195-215, 2020. Disponible en: https://tinyurl.com/2p83z4ku. Acceso en: ago. 2022.
GABRIELSSON, J. et al. Connecting the past with the present: the development of research on pedagogy in entrepreneurial education. Education and Training, v. 62, n. 9, p. 1061–1086, 2020.
HÄGG, G.; GABRIELSSON, J. A systematic literature review of the evolution of pedagogy in entrepreneurial education research. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 26, n. 5, p. 829–861, 2020.
HÄGG, G.; KURCZEWSKA, A. Connecting the dots: A discussion on key concepts in contemporary entrepreneurship education. Education and Training, v. 58, n. 7–8, p. 700–714, 2016.
HANNON, P. D. Teaching pigeons to dance: Sense and meaning in entrepreneurship education. Education + Training, v. 48, n. 5, p. 296–308, 1 jun. 2006.
MCKENZIE, L. “Philosophical orientations of adult educators”, Lifelong Learning: An Omnibus of Practice and Research, Vol. 9 No. 1, pp. 18-20, 1985.
MERRIAM, S. B. “Some thoughts on the relationship between theory and practice”, In: Merriam, S.B. (Ed.), Linking Philosophy and Practice (New Directions for Continuing Education), No. 15, Jossey-Bass, San Francisco, CA, pp. 87-91, 1982.
Nozu, S. y Kassar, M. Schooling of children and adolescents from Pantanal (Brazil) in times of COVID-19. Praxis Educativa. [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2020.
ROMEIRO, A. et al. Ser maestro en tiempos de pandemia. Pearson: Lima, 2021.
SHAFIQ, S., et al. Exploring the triggering factors for mental stress of university students amid COVID-19 in Bangladesh: A perception-based study. Children and Youth Services Review, 120, 2021.
WALLO, A. et al. Balancing “Critique for Improvement” With “Critique for Emancipation” in Management Learning and Education. Journal of Management Education, v. 46, n. 3, p. 506–530, 1 jun. 2022.
WEBER, Max. La etica protestante y el espiritu del capitalismo. [s.l.] FCE - Fondo de Cultura Economica, 2011.
WINCH, C. and GINGELL, J. Philosophy and Educational Policy, RoutledgeFalmer, London, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-17
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29