Inspirações de Pikler à educação de bebês: ambiente e cotidiano educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6934

Palavras-chave:

Pikler, Creche, Ambiente e materiais educativos, Práticas educativas em rotina com bebês

Resumo

Deriva de um estudo concluído como parte de atividades científicas de um Convênio de Cooperação Internacional entre uma Universidade pública brasileira e dois Centros de formação e gestão de escolas infantis, na Espanha. Aborda ambiente, materiais e rotina (cotidiano) na educação infantil, examinando uma creche pública (0 a 3 anos) na província de Barcelona (Espanha). Assume teoricamente a inspiração na abordagem Pikler e objetivou analisar traços da organização do ambiente em relação aos materiais disponibilizados e práticas do cotidiano dessa unidade de educação infantil espanhola pública. De perspectiva metodológica qualitativa e realizada por meio de estudo de caso, com autorização ética de pesquisa, utilizou observação e fotografia com registro em diário de campo e inspiração de tratamento de dados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados anunciaram, dentre outros aspectos, a organização do espaço como ambiente e contexto educativo assim como dos materiais e o encaminhamento de práticas integradas de educar e cuidar de bebês. O estudo evidenciou a relevância da sensibilidade, da segurança nas relações entre bebês e adultos, da importância da organização do ambiente, da valorização dos gestos entre adultos educadoras e bebês, da autonomia de bebês, assim como da real participação infantil no cotidiano da creche.

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Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Doutora em Educação, Pedagoga; Pós-doutora pela UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália; Pós-doutora pela UniRoma 3, Roma/Itália. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, PPGE, campus de São Carlos/São Paulo), Docente Associada do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, Diretora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Professora do Curso de Pedagogia da UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil. Membro da Rede Pikler Brasil.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Diretor do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei). Professor Associado IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Universidade Federal de São Carlos.

Marta Segui Picazo, Edugest e Créixer Junts, Barcelona/Espanha.

Pedagoga, Educadora, Diretora e Coordenadora Pedagógica de Escola Infantil (0a 3 anos) na Catalunha, Espanha.  Diretora com função de assessoramento escolar e formação de profissionais e educadores/as nas escolas da infância em Catalunha, sob gestão da Edugest e  Créixer Junts. Profissional atuante na Edugest e Créixer Junts (Barcelona/Espanha).

Azucena Linares Gómez, Edugest e Crèixer Junts, Hungria

Mestre em Educação Infantil e Pedagoga. Educadora e Diretora de Escolas Infantis. Com formação profissional em PIKLER, em Lóczy (Budapeste) e em outros países. Membro da Associação Internacional Pikler. Sócia fundadora, Administradora e Diretora Pedagógica da Edugest e Crèixer Junts. Assessora de escolas infantis e formadora pela Edugest e Creixer Junts.

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Publicado

09.12.2024

Como Citar

SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete; PICAZO, Marta Segui; GÓMEZ, Azucena Linares. Inspirações de Pikler à educação de bebês: ambiente e cotidiano educativos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6934222, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6934. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6934. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A educação de crianças em contextos escolares: estudos de uma rede de colaboração científica Brasil e Europa
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