Atribuições causais e suas possibilidades para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6463Palavras-chave:
Teoria da atribuição, Rendimento acadêmico, Formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de atribuição causal, segundo a perspectiva de Bernard Weiner, bem como discutir a relevância e as implicações desse construto para a formação docente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que se destacam os escritos de Weiner e Kukla (1970), Weiner et al. (1971), Weiner (1979, 1985, 2010, 2018), Gaham (1990, 2020) e Graham e Taylor (2021). Incialmente, apresenta-se o modelo atribucional de Weiner, destacando as consequências cognitivas, emocionais, motivacionais e comportamentais das dimensões de causalidade (locus de causalidade, estabilidade e controlabilidade). Em seguida, revisam-se estudos cujos principais resultados fornecem pontos de interseção entre a atribuição de causalidade e a formação de professores. Os estudos apontaram que: (1) as atribuições causais influenciam a motivação para realização, a persistência na tarefa e o rendimento acadêmico dos estudantes; (2) é possível a mudança de atribuições causais desadaptativas para atribuições mais adaptativas; (3) as atribuições causais comunicadas pelos professores têm repercussões sobre as autoatribuições dos estudantes; e (4) as atribuições do professor guiam importantes aspectos de sua prática pedagógica. Conclui-se o trabalho argumentando que é possível identificar dois modos básicos pelos quais as atribuições causais dos professores afetam os desempenhos dos estudantes. Primeiro, as atribuições dos professores, comunicadas de modo direto ou indireto aos discentes, influenciam as autoatribuições desses discentes e, por conseguinte, seus desempenhos. Segundo, as atribuições dos professores afetam sua prática pedagógica, e esta, por sua vez, impacta o rendimento acadêmico dos estudantes.
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Referências
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