Inspirações de Pikler à educação de bebês: ambiente e cotidiano educativos
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6934Palavras-chave:
Pikler, Creche, Ambiente e materiais educativos, Práticas educativas em rotina com bebêsResumo
Deriva de um estudo concluído como parte de atividades científicas de um Convênio de Cooperação Internacional entre uma Universidade pública brasileira e dois Centros de formação e gestão de escolas infantis, na Espanha. Aborda ambiente, materiais e rotina (cotidiano) na educação infantil, examinando uma creche pública (0 a 3 anos) na província de Barcelona (Espanha). Assume teoricamente a inspiração na abordagem Pikler e objetivou analisar traços da organização do ambiente em relação aos materiais disponibilizados e práticas do cotidiano dessa unidade de educação infantil espanhola pública. De perspectiva metodológica qualitativa e realizada por meio de estudo de caso, com autorização ética de pesquisa, utilizou observação e fotografia com registro em diário de campo e inspiração de tratamento de dados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados anunciaram, dentre outros aspectos, a organização do espaço como ambiente e contexto educativo assim como dos materiais e o encaminhamento de práticas integradas de educar e cuidar de bebês. O estudo evidenciou a relevância da sensibilidade, da segurança nas relações entre bebês e adultos, da importância da organização do ambiente, da valorização dos gestos entre adultos educadoras e bebês, da autonomia de bebês, assim como da real participação infantil no cotidiano da creche.
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