Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6917

Palavras-chave:

Desafios da escola, Diretores escolares, Relação com o Saber

Resumo

Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, com o objetivo de abarcar os principais desafios da escola contemporânea, conforme a visão de diretores escolares com interesse em compreender suas Relações com o Saber. Ao realizar esta investigação, utilizou-se como procedimento metodológico um questionário on-line, com um formulário de identificação da instituição escolar e duas perguntas abertas. Esse questionário foi enviado, nos endereços de e-mail, aos 150.000 diretores escolares que estavam cadastrados base do PDDE interativo. Obteve-se respostas de 1.372 diretores, dos quais apenas 1.113 foram selecionadas, devido a algumas respostas não estarem completas. Segundo os dados obtidos, foram categorizadas três dimensões de análises que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, conforme respostas: ausência da relação com as famílias; a questão da estrutura física ou infraestrutura da escola e ausência de aprendizagens dos alunos. Acredita-se que os saberes de objeto, relacional e prático que foram analisados a partir das respostas dos diretores, identificaram vários “não Saberes”, e estes devem ser repensados no cotidiano da escola. A partir de uma perspectiva de gestão democrática que abarque as necessidades do público atendido, com a busca pelo pertencimento da comunidade, com uma escuta ativa e mais diálogo etc., o diretor pode compreender a função da escola contemporânea. Um bom começo, seria admitir o que não se sabe, utilizar de sensibilidade e humildade para identificar e resolver os novos desafios da escola, preferencialmente, de forma coletiva.

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Biografia do Autor

Aline Cristina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Especial (2009 - 2012) e Licenciatura em Pedagogia (2014-2018) ambas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEES, na UFSCar. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, pela UFSCar. Professora do quadro permanente no Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica (LASEB). Apoio técnico e teórico no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares. Membro da Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional (REIPEGE). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, família, autismo e comunicação alternativa. Somado a isto, possui experiência na área de violência escolar, programas sociais governamentais e gestão educacional.

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

SOUZA, Aline Cristina de. Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6917174, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6917. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6917. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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