Educação e literatura infantil: personagens idosos com Alzheimer

Autores

  • Monica de Avila Todaro Universidade Federal de São João del-Rei
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994418

Resumo

O cenário brasileiro de envelhecimento populacional leva a mudanças nos padrões de morbimortalidade, com o crescimento de doenças neurodegenerativas. Dos vários tipos de demência apresentados pela população idosa, a Doença de Alzheimer (DA) é a principal deles. O objetivo do presente estudo é levantar, apresentar e analisar obras de literatura destinadas às crianças, publicadas no Brasil, que tratam do tema “Alzheimer”. Trata-se de uma pesquisa na qual os livros infantis foram utilizados como fontes primárias, ou seja, compuseram o corpus empírico da investigação. O quadro teórico é composto por Vygotsky (1989), Soares (2004) e Neri (1991;1997). A amostra foi constituída por dezesseis livros publicados entre 2006 e 2020. A análise foi feita à luz da Escala Neri. Os resultados indicaram que as obras analisadas destacam as relações intergeracionais e que os domínios (cognitivo, agência, relacionamento social e persona) estão presentes nos textos. A partir das reflexões sobre a complexa relação entre o sujeito e o objeto mediada por artefatos usados como ferramentas e como forma de expressão, concluiu-se que ensinar as crianças a lerem, com criticidade, um mundo que envelhece, com vistas ao exercício da alteridade, é algo potente quando se pensa em geroalfabetizar, na perspectiva de uma educação para o envelhecimento.

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Biografia do Autor

Monica de Avila Todaro, Universidade Federal de São João del-Rei

Pedagoga. Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação. Professora Adjunta da UFSJ. Docente do Mestrado em Educação (PPEDU-UFSJ). Pós doutoranda na USP.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

TODARO, M. de A.; CACHIONI, M. Educação e literatura infantil: personagens idosos com Alzheimer. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e441843, 2024. DOI: 10.14244/198271994418. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4418. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25