Formação empreendedora: a nova demanda do capital para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994564Palavras-chave:
cResumo
Este artigo surge a partir da pesquisa que investiga a função social da universidade pública e a disseminação da cultura empreendedora na Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo analisar o discurso da formação para o empreendedorismo nas universidades, pelo Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que vêm se expandindo, sobretudo no atual governo de Jair Messias Bolsonaro. Para tanto, evidencia a relação entre o crescimento do empreendedorismo no Brasil e as reformas neoliberais que implicam no aumento do desemprego e desmonte das leis trabalhistas. Metodologicamente, as análises centram-se nas intencionalidades presentes no conteúdo da palestra Empreendedorismo em Dois Tempos, do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, buscando responder às questões norteadoras: Como é estruturada a palestra? Apresenta que concepção de empreendedorismo? Como resultados detectou-se que a palestra é divida em uma parte conceitual, seguida de orientações sobre como ser um empreendedor, além de um tópico explicativo sobre o empreendedorismo corporativo, de negócio e o social. Identificamos, de maneira implícita, a presença de ideias com sentidos de responsabilização individual, liberdade e adaptação, comumente presente no discurso do empreendedorismo.
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Copyright (c) 2024 Evanilde Silva da Costa, Maria Edilene dos Santos Ribeiro
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