A resolução nº 2/2019 e o desmonte das licenciaturas no Brasil

Autores

  • Géssica Priscila Ramos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6237

Palavras-chave:

Política educacional

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Resolução CNE nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. A análise se dá por meio de uma pesquisa qualitativo de base documental e suporte bibliográfico, que teve como categorias de estudo: a concepção de formação docente, o conteúdo curricular e a organização curricular. Essa Resolução acena para a tentativa de mudança, em nível nacional, da concepção de formação docente por meio da adoção da ideia de competência como eixo estruturante do currículo das licenciaturas. As competências elencadas giram em torno do preparo técnico docente para operacionalização das competências previstas na BNCC-Educação Básica, estabelecendo um paralelo entre ambos os documentos, acoplando a formação do professor a um modelo tecnicista que tem na prática, esvaziada de teoria, seu fundamento. Tais resultados acenam para a necessidade de que as instituições de educação superior, as entidades, os fóruns de educação se mantenham atentos em resistência à implementação da referida Resolução como estratégia urgente para se evitar o desmonte das licenciaturas no Brasil, retrocedendo em décadas as conquistas alcançadas ao longo da história no campo da formação de professores.

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Biografia do Autor

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela UFSCar e mestre em Educação Escolar pela UNESP. Professora Associada da UFSCar e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Tem experiência na área de educação, com ênfase em política educacional brasileira e paulista.

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

RAMOS, Géssica Priscila. A resolução nº 2/2019 e o desmonte das licenciaturas no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6237193, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6237. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6237. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

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