Casos de Ensino: Teatro do Oprimido como ato de resistência
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6787Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Teatro do Oprimido, Casos de Ensino, Pesquisa-formação.Resumo
Apresentamos um recorte de uma investigação em desenvolvimento ancorada em pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica. Utilizamos os Casos de Ensino como dispositivo de pesquisa-formação. Por meio de um projeto de pesquisa e extensão, os participantes foram convidados a narrar e socializar suas experiências pedagógicas em um espaço coletivo. Como referencial norteador, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opressor. Neste artigo, apresentamos e discutimos um dos Casos de Ensino narrados por um professor de Artes a partir da sua experiência com a produção do texto dramático com o Teatro do Oprimido em sala de aula. Como referencial, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opresso. O docente atua na rede pública, em turmas do Ensino Médio, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Objetivamos problematizar as dimensões do reconhecimento e da resistência de situações de opressão vivenciadas pelos estudantes, do ponto de vista narrado pelo professor. A análise foi baseada na interpretação-compreensiva dos relatos, evidenciando a dimensão referente ao Ensino de Teatro na EJAI e ao planejamento da prática pedagógica. As conclusões direcionam para uma epistemologia do sujeito biográfico que aporta, nas narrativas, processos formativos produzidos por uma reflexão a partir do processo criativo com o texto teatral. Os resultados também revelam a potência dos Casos de Ensino como dispositivo formativo e investigativo.
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