Políticas públicas de formação para professores da Educação Básica: estudo sobre a formação por EaD

Autores

  • Gracieda dos Santos Araújo Universidade Federal do Tocantins - UFT.

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993664

Palavras-chave:

Formação de professores, EAD, Reformas educacionais.

Resumo

Este artigo pretende discutir as políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil, com ênfase à modalidade de ensino por Educação à Distância – EaD, refletindo-se sobre o ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior privado – IES, e suas implicações para a formação dos filhos da classe trabalhadora da cidade e do campo. A discussão gira em torno da atual conjuntura política do país, trazendo para o debate os limites e desafios que ações governamentais, realizadas a partir do ano de 2016, representam à educação pública. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica. Como referência, nos baseamos em teóricos como: Duarte (2010, 2004), Martins (2010), Saviani (1995, 2009 e 2011), dentre outros, bem como em dados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (2016) e do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP (2015). Constata-se que, no contexto das sociedades organizadas a partir do modo de produção capitalista, a formação do professor se dá por meio do desenvolvimento das políticas públicas oriundas das políticas neoliberais, influenciadas pelas demandas do mercado e das suas exigências de formação. Tudo isso por meio de práticas pedagógicas esvaziadas de sentido e que possam favorecer, de fato, uma educação capaz de contribuir para a superação da sociedade de classes.

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Biografia do Autor

Gracieda dos Santos Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP), SP, Brasil; Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), BA, Brasil; Especialista em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), BA, Brasil, e em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), BA, Brasil; Graduada em Pedagogia (Uneb), BA, Brasil. Atua como professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Tocantinópolis.

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Publicado

19.05.2020

Como Citar

ARAÚJO, Gracieda dos Santos. Políticas públicas de formação para professores da Educação Básica: estudo sobre a formação por EaD . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3664092, 2020. DOI: 10.14244/198271993664. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3664. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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