O trabalho em parceria como instrumento de desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996252Palavras-chave:
Noções Espaciais, Práticas Colaborativas, Aprendizagens Docentes, Pesquisa Narrativa.Resumo
O presente texto, recorte de uma investigação de doutorado, na modalidade pesquisa narrativa, visa identificar e discutir o trabalho colaborativo, por meio de uma parceria entre professoras que ensinam matemática como instrumento de desenvolvimento profissional. Essa investigação foi realizada em uma sala de aula de 3.º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do estado de São Paulo, em que a pesquisadora, professora de matemática, estabeleceu uma parceria com a professora pedagoga, responsável pela turma. A produção de dados ocorreu de março a julho de 2017, período em que pesquisadora e professora parceira, em uma perspectiva colaborativa, planejaram, desenvolveram, registraram, avaliaram, replanejaram tarefas voltadas às noções espaciais e refletiram sobre elas. As aulas foram videogravadas, os momentos de planejamento de tarefas e análise de registros audiogravados e posteriormente transcritos e transformados em episódios interativos. Tomando referenciais da perspectiva histórico-cultural, das ideias bakhtinianas e da pesquisa narrativa, assume-se o desenvolvimento profissional como decorrente de aprendizagens construídas de forma alteritária, nas diferentes interações que o professor estabelece no exercício da profissão. O texto, a partir de episódios que compreendem momentos de interação entre professora parceira e pesquisadora ou entre elas e as crianças, traz indícios de como os processos intersociais e reflexivos das professoras parceiras promoveram aprendizagens e possível desenvolvimento profissional.
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Referências
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