Qualidade argumentativa no ensino de física por investigação

Autores

  • Juliana Rosa Alves Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995275

Palavras-chave:

c

Resumo


Neste artigo abordou-se os resultados de uma pesquisa que teve como propósito principal desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que tornassem o ensino de física mais dinâmico e atrativo. Assim, constituiu-se o problema central: Qual o papel da argumentação na perspectiva do Ensino por Investigação? Na pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se princípios da pesquisa-ação tendo como objeto de análise a interação professor/aluno no ambiente do Ensino por Investigação com vistas ao desenvolvimento da argumentação nas aulas de Física. Desenvolveram-se atividades didáticas em grupos de estudantes sendo que estes escolheram os componentes de sua equipe e o tema a ser investigado. A partir de um tópico inicial cada grupo levantou um problema de pesquisa para direcionar sua trajetória no EI. Realizou-se uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos a fim de que a professora concedesse ajuda ajustada aos discentes. O processo de investigação contou com a monitoria presencial e virtual da docente. Os dados foram coletados durante o acompanhamento no diário da prática pedagógica e na apresentação dos seminários por meio de gravação em áudio. Na análise do material integrou-se elementos da Análise de Conteúdo e do Padrão Argumentativo de Toulmin. Destaca-se a consolidação do protagonismo estudantil e da qualidade argumentativa nesse contexto do Ensino por Investigação. Propõe-se também uma discussão/reflexão sobre os sentidos dados à prática docente nessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Juliana Rosa Alves Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciatura Plena em Matemática - Faculdades Integradas de Patrocínio (1999), graduação em Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2016), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Desenvolve pesquisas vinculadas às temáticas formação de professores de Física e Matemática, planejamento escolar e metodologias ativas.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Santa Maria(1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2006). Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada, Enfrentamento de problemas, Complexidade na sala de aula, Planejamento pedagógico, Desenvolvimento profissional e Prática reflexiva.

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Publicado

28.07.2024

Como Citar

ROSA ALVES BORGES, Juliana; ROGÉRIO VARGAS USTRA, Sandro. Qualidade argumentativa no ensino de física por investigação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e527585, 2024. DOI: 10.14244/198271995275. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5275. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28